Orientações Primeiros Passos Tudo

Onde instalar as telas de digital signage da minha rede?

Você pode até pensar que esta é uma decisão simples se comparado aos outros detalhes que um operador de sinalização digital precisa se atentar. Mas não cometa o erro de dar pouca atenção na hora de escolher onde as telas de digital signage serão instaladas.

Uma TV bem posicionada é o mínimo que um anunciante espera, e o retorno do investimento dele depende disto.

Escolhendo o local das telas de digital signage

Listamos abaixo os critérios mais importantes que você tem que ter em mente na hora de escolher o local de instalação de suas telas de digital signage:

  • Fluxo de Pessoas

O primeiro e mais óbvio critério é o fluxo de pessoas. Não adianta nada comprar a maior TV e criar o melhor conteúdo se ninguém passa pelo ponto. Lembre-se, quanto mais movimentado o local, mais fácil será para convencer o anunciante a divulgar o produto dele em seu ponto.

  • Onde as pessoas param

lines

Hoje em dia, tem fila até para entrar na fila. Isto pode até ser visto como um problema para a maioria das pessoas, mas não para o operador ou para o anunciante de sinalização digital. As TVs são uma excelente forma de distração nas filas, ou salas de espera, e o tempo de permanência do público em frente das telas de digital signage é muito maior. Isto oferece uma maior flexibilidade para a programação do ponto, podendo ter conteúdos mais longos e elaborados.

  • Receptividade das pessoas

Uma boa prática para aumentar a eficiência da sua mensagem levando em conta apenas a localização da tela, é considerar a receptividade do público que frequenta aquele local. Uma pessoa em um momento de lazer, como no shopping ou na academia por exemplo, é muito mais propensa a prestar atenção na tela e receber sua mensagem de forma positiva do que uma pessoa presa no trânsito no final do expediente.

  • O local define o conteúdo, e vice-versa

Na hora de definir o conteúdo para sua rede de telas de digital signage, o operador deve sempre pensar no espectador. Sempre! Assim, se o local onde a tela será instalada já está definido, a programação deve ser feita pensada no público que frequenta aquele ambiente.

Do mesmo modo, caso seja o conteúdo da programação que já está determinado, então o operador deve selecionar um local de instalação pensando em um público que irá se interessar por este conteúdo.

Preste atenção nos detalhes

Agora que a parte mais difícil já foi determinada, cuidado para não errar nos detalhes mais simples:

  • Altura das telas

Ninguém gostaria de ter um torcicolo para poder ler um anúncio. Por isso, planeje bem a altura das telas. Nem muito alto, nem muito baixo. O ideal é que a tela esteja na linha de visão das pessoas ou um pouco acima, assim a tela terá uma boa visibilidade e ninguém precisará forçar o pescoço para assistir.

  • Brilho

Suas telas de digital signage estarão próximas a outras fontes de luminosidade? O brilho de outras fontes pode atrapalhar a visualização do seu conteúdo. Por isso, sempre leve em conta a posição de janelas, espelhos ou outros equipamentos que emitam luz mais intensa. Observe as distâncias, os horários em que o sol bate no local e planeje a posição ideal evitando estes problemas.

  • Tamanho das telas

Maior nem sempre é melhor, e não só pela questão financeira. Imagine uma tela de 50 polegadas instalada dentro de um elevador. Para determinar o tamanho ideal da tela de um determinado ponto, temos que considerar a distância de visualização do público e a posição da tela. Estes critérios também irão influenciar no tamanho dos textos que você pode inserir na sua programação. Estamos preparando um post completo para auxiliar o operador na hora de selecionar o tamanho das telas de digital signage. Assine nossa newsletter e fique ligado!


Você também pode utilizar nossa Planilha de Gestão da Operação para organizar seus pontos de Digital Signage. Clique na imagem e faça o Download:

baixe-a-planilha-de-gestao-da-operacao

Sua empresa já considera estes critérios na hora da instalação das telas de digital signage? Qual local mais diferente que você já viu uma TV de sinalização digital? Compartilhe conosco sua experiência.

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

8 Comentários