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4 tecnologias de digital signage para diferenciar seus serviços da concorrência

4 tecnologias de digital signage para diferenciar seus serviços da concorrência

Para um operador de MDOOH, diferenciar-se da concorrência não é só para conseguir bons anunciantes, mas também para garantir boas parcerias para os locais de instalação das telas. Pensando nisso, listamos 4 tecnologias de digital signage que você pode usar para se destacar no mercado e fazer boas parcerias. Confira:

Uso simultâneo com organizador de filas

Uma das aplicações mais comuns de telas de MDOOH é em locais com filas e esperas forçadas para atendimento, como agências lotéricas, bancos e órgãos públicos. Algumas tecnologias de digital signage podem representar um grande diferencial na negociação para a instalação de telas neste tipo de estabelecimento, como um sistema de chamada de senhas que opere enquanto a programação é exibida normalmente.

Na busca por novos locais para instalação de suas telas de digital signage, é comum o operador negociar com os proprietários dos estabelecimentos uma permuta de mídias ou até um pagamento de mensalidade. Em ambos os casos, o operador perde receita, já que a permuta diminui o espaço para anunciantes pagos, enquanto o pagamento de mensalidade diminui a margem de lucro da operação.

Por outro lado, se o operador utilizar tecnologias de digital signage que podem ser úteis para o estabelecimento, a negociação é facilitada e ambas as partes saem ganhando. Em uma lotérica, por exemplo, ele pode utilizar a tela para exibir os resultados dos sorteios, além de utilizar a ferramenta de organizador de filas simultaneamente. Com estes serviços agregados, a negociação será mais fácil.

Ao utilizar um sistema de chamada de senhas na tela de MDOOH, o anunciante também sai ganhando, já que as pessoas no ambiente olharão com muito mais frequência para a tela, aumentando o impacto dos anúncios exibidos.

Funcionalidade de EaD

Em alguns estabelecimentos que operam em rede e que contam com um grande número de funcionários, é necessário realizar treinamentos, capacitações e atualizações constantes, seja por causa de novos produtos, rotatividade de equipe ou mudanças nas diretrizes da empresa.

Ao negociar como uma grande rede varejista, como redes de supermercado, por exemplo, o operador pode contar com tecnologias de digital signage que, assim como para locais com fila, podem facilitar o acerto. Entre elas, a possibilidade de utilizar as mesmas telas instaladas para a exibição de anúncios para realizar treinamentos em vídeo.

Treinamentos por Ensino a Distância (EaD) já se mostraram uma forma prática e eficiente de ensino, tanto que já são amplamente utilizados até para graduação universitária. Ao oferecer uma plataforma que pode ser utilizada para esta finalidade fora dos horários de expediente, o operador pode ter mais sucesso nas negociações com os donos dos estabelecimentos.

Por meio de tecnologias de digital signage disponíveis, os vídeos de treinamento podem ser selecionados e exibidos nas telas de qualquer unidade da rede, podendo até mesmo serem escolhidos diferentes vídeos para lojas ou setores diversos.

Conteúdo informativo de alta qualidade

Atualmente, o espaço de MDOOH assemelha-se muito mais ao espaço televisivo, considerado uma mídia mais nobre, do que a um outdoor comum. Para alcançar isso, o operador deve investir em conteúdo informativo de qualidade, produzido com o mesmo padrão do que é feito para a exibição na TV.

Muitos operadores utilizam conteúdos informativos estáticos ou com pequenas animações, que muitas vezes lembram banners de internet, o que acaba desvalorizando os anúncios exibidos na tela.

Existem fornecedores de tecnologias de digital signage que investem bastante em produção de conteúdos de alta qualidade para os seus clientes operadores. É interessante que o operador tire proveito destes conteúdos, produzidos com um padrão de qualidade do que é visto na televisão aberta, para agregar valor aos anúncios.

Espelho local para economizar gastos com internet

Algumas aplicações de MDOOH têm por característica a instalação de dezenas de telas, cada uma com um player, em um mesmo local, como shopping centers, aeroportos ou garagens de ônibus. Nestas aplicações, o excesso do uso de internet para atualizar os conteúdos e notícias exibidas nas telas pode gerar um alto custo, já que um mesmo conteúdo será baixado individualmente em cada tela. Por exemplo: Se uma operação com 50 telas precisa baixar um novo vídeo de 30 MB, a operação exigirá um total de 1,5GB de download.

Uma das tecnologias de digital signage oferecida por alguns operadores é o chamado espelho local, ou proxy, um servidor instalado no ambiente e que fará o armazenamento local dos arquivos a serem exibidos para então distribuí-los para os players por meio da rede interna.

Desta forma, em vez de dezenas de downloads do mesmo conteúdo, somente o espelho local baixará o material, utilizando a banda de internet apenas uma vez, para então redistribuir os vídeos entre todos os players de forma rápida e sem gastos da rede interna.

A sua empresa já oferece alguma destas tecnologias de digital signage que listamos? Deixe seus comentários abaixo.

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

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