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8 problemas comuns para uma empresa de digital signage

8 problemas comuns para uma empresa de digital signage
Escrito por Eric Vazzoler

Operadores de digital signage estão sujeitos a uma infinidade de problemas, tanto na parte técnica quanto na questão mercadológica. Independente do porte da sua empresa de digital signage, é provável que você já tenha enfrentado algum dos 8 problemas que listamos abaixo. Por isso, não se preocupe, nós iremos ajudar a encontrar uma solução viável para o seu negócio ter um retorno satisfatório.

Problemas técnicos frequentes de uma empresa de digital signage

Players não religam sozinhos

Computadores e outros dispositivos pensados para uso doméstico, como Android Players e similares, não foram projetados para uma operação autônoma. Se eles são desligados por uma queda de energia, por exemplo, geralmente não religam sozinhos para continuar a exibição da programação, o que gera a necessidade de deslocamentos da equipe técnica da empresa de digital signage, acarretando em custos para o operador.

Players queimam com variações na rede elétrica

Muitos equipamentos improvisados no uso profissional por uma empresa de digital signage, como os computadores domésticos, são fabricados no exterior e o fornecedor não possui relação direta com o consumidor final. Isso acaba diminuindo o compromisso deles com a durabilidade do equipamento. Aliado à falta de robustez dos componentes internos, acaba gerando uma exposição maior em casos de variações na rede elétrica, como quando há uma ocorrência de raios. A probabilidade de um equipamento doméstico queimar é muito maior do que um equipamento desenvolvido exclusivamente para operação profissional.

Notícias desatualizadas sem internet

Muitos players do mercado não contam com um gerenciamento de conteúdo quando a conexão da internet cai e, consequentemente, não há atualizações. Uma previsão do tempo dos próximos 5 dias, por exemplo, não pode ser exibida além deste prazo se não for atualizada. Sua empresa de digital signage deve buscar players que gerenciem automaticamente o prazo de exibição das notícias e conteúdos informativos, sob o risco de perda de credibilidade junto à audiência.

Empurra-empurra de problemas entre diferentes fornecedores

Se a sua empresa de digital signage optar pela adoção de tecnologia de diferentes fornecedores para baratear o investimento inicial, você pode acabar com um grande problema. Uma solução “Frankenstein”, com peças que muitas vezes não “conversam” entre si, é muito mais suscetível a problemas técnicos e, quando eles ocorrem, nenhum dos fornecedores assumirá a responsabilidade.

Problemas mercadológicos comuns a uma empresa de digital signage

Falta de conhecimento dos anunciantes das vantagens do MDOOH

O canal de mídia digital out of home (MDOOH) ainda é relativamente desconhecido dos anunciantes. É sempre um desafio para os operadores mostrarem todas as vantagens de anunciar neste veículo. Apesar do lado negativo, muitos anunciantes também enxergam no MDOOH uma novidade tecnológica e acabam apostando no anúncio em telas.

Inadimplência e informalidade

Outro problema comum a uma empresa de digital signage, principalmente para as iniciantes, é não valorizar a formalização dos pedidos de inserção (PI) e as parcerias na instalação de telas. Com isto, abre-se um perigoso precedente para grandes problemas financeiros, como inadimplência, atrasos de pagamentos e donos de estabelecimentos com telas instaladas que não cumprem suas obrigações. É sempre importante buscar resguardar seus negócios por meio de contratos e documentos que formalizam todas as negociações.

Parcerias desvantajosas com donos de estabelecimentos

Muitos operadores de MDOOH, na ânsia de expandir sua rede de telas, acabam aceitando condições desvantajosas de parcerias com os donos de estabelecimentos nos quais instalará suas telas. Em alguns casos, acabam aceitando pagar valores altos para locar o espaço, para só depois descobrir que rentabilizar aquele espaço com venda de anúncios não é tão fácil. É importante ser conservador nas negociações, buscando permutas e não compensação financeira.

Veja também os métodos mais comuns de parceria entre operadores e donos de estabelecimento no nosso post “Como negociar o espaço para instalar TV indoor” e baixe nossos modelos de contrato de exemplo.

Produção de conteúdo e de anúncios

Várias empresas de pequeno porte que têm interesse em anunciar em MDOOH não possuem material em vídeo pronto. Por isso, a responsabilidade acaba recaindo sobre a empresa de digital signage. Uma forma que vários operadores encontram para resolver o problema é utilizar templates padronizados de anúncios. Outra alternativa é recorrer aos softwares de edição de vídeo, quando o operador dispõe de alguém que saiba trabalhar com produção de vídeo.

Sua empresa já passou por algum destes problemas? Qual foi a solução encontrada para contorná-los? Compartilhe suas experiências conosco.

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista formado pela UFSC. Líder do departamento de desenvolvimento de Hardware e da produção eletrônica na Progic Tecnologia.

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