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Diferenciais competitivos para empresas de mídia indoor

Diferenciais competitivos para empresas de mídia indoor

O mercado de mídia indoor é concorrido, com muitas empresas já estabelecidas e outras dezenas iniciando atividades a cada ano. Isto exige que o operador de MDOOH busque sempre diferenciais competitivos para se destacar.

O operador de mídia indoor deve buscar se diferenciar tanto na parte da operacionalização de sua programação, da rede de telas e players, como também em relação à comercialização de mídia e processos de entrega. Por isso, listamos alguns diferenciais competitivos que os operadores podem mirar para se sobressair em relação à concorrência.

Diferenciais competitivos com relação à operacionalização da programação

Redes de mídia indoor não devem ficar exibindo propagandas 100% do tempo. Isto não atrai a atenção do público e o resultado é que seu anunciante não vai perceber o retorno do investimento. Mesmo que isso seja uma das premissas da área de MDOOH, ainda existem muitos operadores que operam suas telas com pendrives e sem conexão à internet, exibindo apenas uma programação cheia de anúncios repetitivos. Para aqueles que já evoluíram e equilibram  anúncios e conteúdos de atratividade, vão algumas dicas:

  • Utilizar tecnologia fornecida por um fabricante que possua o máximo possível de parcerias com portais de notícias e outras informações, como previsão de tempo, é um dos principais diferenciais competitivos do setor. Isto garante que o conteúdo informativo da sua programação estará sempre atualizado sem que você tenha que fazer esforço algum.
  • Dê preferência a fornecedores que produzam seus conteúdos prontos com qualidade de TV, não qualidade de internet. Quanto mais parecido com a TV a cabo ou TV aberta for a programação de sua rede de indoor mídia, mais o usuário final estará familiarizado com aquela linguagem e sua atenção será maior. Existem fornecedores que produzem conteúdo em Full-HD utilizando as técnicas mais avançadas de infografismo, que vão dar uma ar profissional ao seu negócio.

Operacionalização da rede de telas e players

Se você puder dedicar o máximo de atenção possível ao processo de venda de mídia e o mínimo necessário para resolver problemas técnicos em sua rede de telas, terá um dos diferenciais competitivos essenciais. Para tanto, invista em hardware de qualidade.

No início de cada projeto, pode parecer tentador economizar na compra ou aluguel dos equipamentos que vão reproduzir sua programação. Algumas empresas se utilizam de Android players de baixíssimo custo, ou mesmo PCs de uso doméstico, mas essa economia cobra seu preço no médio e longo prazo. O custo que você deixou de ter no começo vai acabar se materializando posteriormente de várias formas, como:

  • Trocas de equipamentos com defeito
  • Deslocamento para prestar manutenção em equipamentos defeituosos
  • Custos de descontos aos anunciantes que tiveram suas exibições prejudicadas por conta de problemas em equipamentos
  • Custos intangíveis de perda de prestígio e credibilidade de sua marca

Se você busca diferenciais competitivos para sua empresa, invista em tecnologias profissionais desenvolvidas especificamente para aplicações de mídia indoor. No Brasil existem fabricantes de eletrônicos voltados exclusivamente para este mercado, que desenvolvem produtos de alta confiabilidade e com condições especiais de garantia,  o que representa mais segurança aos seus investimentos. Caso você escolha mini-PCs ou Android Players importados, sempre dê preferência aos profissionais, que são desenvolvidos para funcionar 24/7.

Comercialização de mídia

Muitos operadores de digital signage esquecem de uma parte muito importante para qualquer empresa: o marketing. Se boa parte das empresas não investe em comunicação com o cliente e valorização da marca, isso acaba se tornando um dos grandes diferenciais competitivos do mercado. Entre os elementos mais importantes estão:

  • Ter cartões de visita: nunca deixe que um possível cliente deixe de comprar com você por não ter à mão seus dados de contato
  • Folders: muitas vezes, no processo de compra, o seu contato dentro da empresa cliente precisa convencer  internamente sua equipe ou gestores. Se você o muniu com um folder completo explicando mais detalhes sobre a sua empresa, este trabalho será facilitado
  • Site comercial: Hoje em dia é fundamental para qualquer empresa. Presença na internet é o mínimo esperado de qualquer empresa que venda serviços relacionados à tecnologia
  • Tabela de preços: Uma tabela de preços padrão, com os valores mais altos do que geralmente você busca comercializar, é uma forma de pré-embasar a percepção de valor ao seu cliente para depois “presenteá-lo” com um desconto, que o estimulará a fechar o pedido. Isto é muito comum no mercado de mídia
  • Política de descontos para compra em volume: o mercado de mídia, em geral, possui tabelas de preço elevado para os anúncios individuais e oferece grandes descontos para anunciantes que queiram aparecer na rede toda. É importante comunicar esta vantagem aos potenciais clientes
  • Especificações sobre perfil do público atingido: empresas de mídia bem estruturadas, geralmente possuem o chamado mídia-kit, que contém o perfil do público-alvo que seu canal de mídia atinge. Por exemplo: percentuais em cada faixa etária, percentuais em cada gênero e percentuais em cada classe social. Estas informações são essenciais para o anunciante
  • Formalização de PIs (pedidos de inserção): A formalização de PIs é um dos diferenciais competitivos mais importantes, pois passa a impressão de profissionalismo para o anunciante, além de diminuir problemas de inadimplência

Processo de entrega

No mercado de mídia, a entrega é um fator fundamental. Para você manter clientes no longo prazo, é importante construir uma relação de confiança no que diz respeito à entrega. O anunciante não tem como estar em tempo integral em todos os pontos de veiculação que escolheu, para conferir se a empresa de mídia realmente executou as veiculações vendidas. Ou seja, ele precisa confiar que você realmente entregou o que prometeu. Por isso, ter garantias de entrega é um dos diferenciais competitivos a se buscar na área de MDOOH.

Para construir uma relação de confiança com o cliente, é fundamental que, ao final do período de exibição de suas campanhas, exista um relatório que comprove as exibições. Procure players que tenham geração automática de relatórios de veiculação de mídia. Isto parece simples, mas não é.

Para gerar relatórios confiáveis, deve-se garantir que o registro das exibições é seguro. Ou seja, o registro das exibições acontece nas situações mais adversas, como durante quedas de internet, quedas de energia e mesmo durante problemas técnicos em geral. Empresas de tecnologia focadas neste mercado desenvolvem ferramentas e equipamentos com mecanismos de segurança, para garantir que nunca se perca um registro de exibição de um determinado anúncio.

Além de uma ferramenta que registre estes anúncios, você deve escolher uma ferramenta que gere os relatórios de exibição de várias formas possíveis, pois anunciantes e agências de publicidade possuem requisitos diferentes para comprovação. Algumas solicitam apenas uma contagem de exibições diárias separada por tela, enquanto outras exigem gráficos de exibições que mostrem exatamente os horários de cada inserção.

Sua empresa já apresenta algum dos diferenciais competitivos que listamos? Quais foram os resultados após implantar uma delas? Compartilhe sua experiência com a gente!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

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