Mercado Tudo

Ainda há espaço para empresas de digital signage?

ainda-ha-espaco-para-empresas-de-digital-signage

O mercado para empresas de digital signage, especialmente no que diz respeito aos operadores menores ou entrantes, mostra ondas de crescimento mais acelerado ou mais moderado, dependendo de fatores como a situação econômica do país ou da região. Como é uma área relativamente nova do ramo de publicidade e ainda muito aberta, acaba despertando a atenção de muitos empreendedores.

Como em qualquer segmento, uma parte das empresas que ingressam no ramo de MDOOH não têm sucesso e encerram as atividades em pouco tempo, o que não significa que o mercado está saturado. Pelo contrário, o mercado para empresas de digital signage ainda está aberto no Brasil, com muito chão para ser ocupado.

Este nível de volatilidade nas empresas de digital signage existe porque o mercado não possui uma grande barreira de entrada. Ou seja, é possível ser um operador de MDOOH e vender anúncios com apenas uma ou duas telas, com baixíssimo investimento inicial.

A baixa barreira de entrada permite que alguns empreendedores tentem competir neste mercado sem conhecê-lo adequadamente, sem ter os conhecimentos necessários para gerir e fazer crescer um negócio, sem ter feito qualquer planejamento de preços, de discurso comercial, de processos de venda e operacionais, sem investir em material de marketing, sem planejar a programação de suas telas, nem ter o capital necessário para manter o negócio operando em ciclos de alta e ciclos de baixa, entre outros problemas. Qualquer negócio iniciado assim tem menos chances de sucesso, em qualquer mercado.

Isto não quer dizer, como já mencionado antes, que a abertura de empresas de digital signage não seja um bom negócio. O mercado ainda é bastante inexplorado e existe grande potencial para atender as necessidades de divulgação de micro, pequenas e médias empresas. No entanto, é muito importante não incorrer nos erros citados no parágrafo anterior.

Provedores de plataformas tecnológicas para implantação de redes de telas de digital signage que conhecem o mercado, como a Progic, deixam claro que do mesmo jeito que existem empresas que nascem, duram pouco e somem, existem muitas empresas que nascem e não param de crescer ano após ano. A diferença, basicamente, são boas práticas de gestão e a atitude dos donos. Mas isso é assunto para os próximos posts!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

Deixe seu comentário

2 Comentários