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Panorama do mercado de mídia out of home no Brasil

Panorama do mercado de mídia out of home no Brasil
Escrito por Daniane Bergamini

Atualmente, o mercado de mídia out of home no Brasil se divide entre poucas empresas de grande porte e uma infinidade de micro e pequenas empresas. Com a busca por uma maior abrangência e impacto, grandes agências de publicidade tendem a veicular suas principais campanhas apenas com grandes operadores de mídia out of home. A isso, somam-se outros fatores que atrapalham a relação entre pequenos operadores de mídia e agências de publicidade, como:

Falta de conhecimento de como funciona o mercado de agências

Desconhecer os termos e as práticas das agências de publicidade é um complicador no momento de uma negociação;

Falta de preparação e argumentos de venda por parte de agentes comerciais e dos próprios empresários de mídia out of home

Você precisa saber vender seu peixe. Criar materiais de divulgação e preparar sua equipe são fundamentais neste momento;

Falta de meios de comprovar a correta veiculação do que foi negociado

Muitas micro e pequenas empresas de mídia out of home ainda utilizam pen-drives e DVDs como meio para transmitir os seus anúncios. Além da pouca confiabilidade técnica destes dispositivos, é impossível comprovar que o que foi contratado pela agência foi corretamente exibido nas telas.

A boa notícia é que anunciantes independentes e pequenas agências são um grande mercado que os micro e pequenos empresários de MDOOH podem explorar. Vale lembrar que existem várias empresas de pequeno porte que não têm o orçamento necessário para trabalhar com agências de publicidade ou que precisam apenas de campanhas pontuais. Esse é um nicho do mercado que ainda apresenta muito espaço e está em constante expansão.

Atender a um público específico, no entanto, não é desculpa para frear o crescimento do operador de mídia out of home. Por isso, mais do que simplesmente apostar no aumento do número de telas, é preciso corrigir diversos outros problemas, como os três pontos citados acima. Somente assim você irá conseguir se destacar no mercado de mídia out of home.

E aí, qual é a sua avaliação do cenário atual do mercado de mídia out of home? Compartilhe suas impressões com a gente!

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.

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