Aplicações Tudo

Vitrine Digital – Cause uma ótima primeira impressão para vender mais!

76% dos consumidores entrariam em uma loja que eles nunca haviam entrado antes baseado puramente na atratividade da sinalização de sua fachada. Este dado vem de um estudo feito pela FedEx Office, chamado “What’s Your Sign”, para medir o poder de atração da sinalização de um estabelecimento e o impacto que ela causa na intenção de fazer um consumidor visitar a loja.  

Além disto, segundo o mesmo estudo, 68% dos consumidores de fato adquiriram um produto ou serviço por causa de alguma sinalização que chamaram sua atenção.

A primeira impressão é a que fica!

 

Quando estamos falando em chamar a atenção dos consumidores, a localização da loja é importante, mas a atratividade da fachada é fundamental. Sete de cada dez consumidores associam a qualidade da sinalização da fachada com a qualidade dos produtos que esta loja oferece. E é baseado nestes argumentos que a vitrine digital se mostra uma necessidade para qualquer estabelecimento comercial que quer cativar as pessoas que passam em frente de suas lojas.

vitrine digital2

O que é Vitrine Digital?

Vitrine digital é uma aplicação de Digital Signage, também conhecido como Sinalização Digital ou MDOOH. Trata-se da utilização de TVs, monitores, telões ou videowalls exibindo conteúdos dinâmicos e de alta qualidade nas vitrines do estabelecimento, com o intuito de apresentar produtos e ofertas de uma forma muito mais atrativa para chamar a atenção de quem está passando na fachada da loja.

Se Digital Signage no PDV (ponto de venda) é considerado um assistente de vendas, podemos considerar que uma vitrine digital é um chamariz autônomo do estabelecimento.

Um exemplo de sucesso é o da Adidas, que aumentou em 40% as vendas depois modernizar sua loja com digital signage, incluindo uma vitrine digital.

adidas

Vantagens da Vitrine Digital

A Mídia digital out of home já é uma opção bem conhecida para empresários do ramo varejista. Porém muitos ainda não conhecem todas as vantagens desta tendência, e acham que estas telas são apenas substitutos chamativos dos antigos cartazes impressos, mas na realidade seus benefícios vão muito além disto.

  • Apelo Visual

O movimento chama a atenção das pessoas, e esta é uma característica inerente ao ser humano, conhecida como atenção involuntária. Vídeos e imagens de alta qualidade possuem um poder visual muito elevado se comparado às outras formas de transmitir informação. Uma Vitrine Digital com conteúdo dinâmico e bem produzido pode deixar a fachada de sua loja muito mais moderna e atrativa.

  • Atratividade

Segundo estudo realizado pela OTX, empresa global de pesquisas com consumidores, 63% das pessoas afirmam que propagandas em Digital Signage chamam a atenção, o que é superior a todas as outra formas de publicidade, inclusive televisão, internet e revistas, conforme o gráfico abaixo.

prestar-atencao

  • Branding – Reforce a imagem de sua marca

Há diversos fatores que compõem a identidade de uma marca, e uma fachada moderna com telas exibindo conteúdo dinâmico e atrativo com mensagens da loja e de seus produtos é uma ótima forma de causar uma boa primeira impressão e aumentar o reconhecimento da marca.

Em um estudo realizado pela Samsung com varejistas do Reino Unido, 84% dos empresários acreditam que a utilização de Digital Signage em suas lojas aumentaram significativamente o reconhecimento de suas marcas.

  • Ótima maneira de atingir um público jovem

Se o público jovem faz parte de seus consumidores, então a Sinalização Digital é imprescindível para sua loja. Eles já são acostumados a assistirem vídeos e o dinamismo desta geração torna o Digital Signage uma ótima ferramenta para acompanhar a forma de comunicação deste público.

Na pesquisa feita pela OTX, também foi levantado a opinião dos consumidores em relação à alguns critérios sobre a Sinalização Digital em lojas, como a atratividade e o entretenimento desta ferramenta, e como o esperado os resultados foram sempre superiores com os públicos mais jovens.

  • Economize com impressões

Imprimir novos cartazes para atualizar as promoções e tendências é um custo constante para o estabelecimento, sem contar a mão de obra necessária para substituir os posteres. Utilizando a ferramenta certa para Vitrine Digital, qualquer atualização no conteúdo é feita remotamente e de forma muito rápida.

A melhor maneira de implementar uma Vitrine Digital

É possível implementar uma vitrine digital em seu estabelecimento de diversas formas, porém há várias vantagens em utilizar um sistema desenvolvido propriamente para isto.

É muito comum encontrar estabelecimentos que utilizam um DVD player para reproduzir o conteúdo exibido nas telas, talvez por ser o método mais óbvio de se implementar uma vitrine digital exibindo conteúdo próprio da loja.

O problema do DVD player é que ele, assim como um computador, não foi desenvolvido para uso profissional e não é um aparelho autônomo, ou seja, precisa de interação humana para funcionar. Além disso, qualquer mudança da programação das telas requer a gravação de novos DVDs, o que torna o sistema bastante inflexível.

A melhor forma de implantar uma vitrine digital é utilizando players profissionais de digital signage integrados com um software WEB de gerenciamento de conteúdo. As vantagens de utilizar este sistema são inúmeras. O conteúdo exibido nas telas é programado remotamente e enviado automaticamente para os players via internet.

A Progic tem uma solução completa de Digital Signage para Vitrine Digital. Software de gerenciamento de conteúdo e player profissional desenvolvidos e fabricados no Brasil. Além disso, a Progic disponibiliza um pacote enorme de conteúdos prontos para serem usados em sua programação. Acesse nosso site e conheça mais a solução.

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

5 Comentários