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4 Perguntas para melhorar o conteúdo de seu sistema de Sinalização Digital

Escrito por Daniane Bergamini

O conteúdo é o aspecto mais importante de um sistema de sinalização digital. Já falamos isto no texto “5 principais problemas com o seu conteúdo de Digital Signage” e iremos falar novamente aqui.

É exibindo um conteúdo relevante e de qualidade em suas telas que você irá conseguir a atenção e fidelidade do público passante e, consequentemente, do anunciante.

A empresa norte americana 5th Screen Digital realizou uma pesquisa, através de um questionário web durante três meses, para levantar alguns dados sobre os espectadores de telas de digital signage e quais eram suas opiniões sobre seu conteúdo. Uma das perguntas era a seguinte: “O que você acha sobre o conteúdo exibido nas telas de MDOOH?”, o resultado é mostrado abaixo:

pesquisa de conteudo de sinalizacao digital

Pessoas do mundo inteiro responderam esta pesquisa, principalmente dos Estados Unidos e da América do Sul, e como podemos ver, o resultado indica que há muito o que melhorar quando o assunto é a qualidade do conteúdo de sinalização digital. Dos entrevistados, 63% acham os vídeos medíocres ou ruins, e apenas 2% responderam que o conteúdo é ótimo.

Por isso, neste post novamente iremos ressaltar a importância deste aspecto de nosso setor. Responda as 4 perguntas sobre seu conteúdo e considere as dicas que mostraremos para melhorar a qualidade de seu sistema de sinalização digital. Boa leitura!

O conteúdo é acessível?

Comecemos pelo básico. É fundamental acertar nos detalhes técnicos de seu conteúdo de digital signage, como já mostramos no post “3 erros técnicos no seu conteúdo de mídia indoor”. Relembrando:

  • Verifique se o tamanho da tela está adequado (levando em conta a distância do espectador, tipo de conteúdo e se é utilizado molduras);
  • Com o tamanho da tela definido, estipule o tamanho mínimo que as fontes precisam ter na hora da criação de suas mídias;
  • Utilize a borda de segurança;
  • Não sobrecarregue o conteúdo de informações.

Outro cuidado necessário para deixar as mídias sempre acessíveis ao espectador é a combinação de cores do conteúdo. Um bom contraste é fundamental para a correta interpretação do anúncio, e isto é especialmente importante para textos e chamadas para ações.

contraste

Um detalhe que devemos considerar na hora da produção do conteúdo são as diferenças entre a tela do computador e a tela de digital signage onde os vídeos serão exibidos, e este é um detalhe já bem conhecido por produtores de vídeo e designers gráficos.

Além de levar em conta o tamanho da tela e seu aspect ratio, é importante testar o conteúdo finalizado na tela final. É comum ter uma grande variação de cores entre um modelo de monitor para outro.

O conteúdo é muito longo?

Apesar de podermos tirar várias lições da TV aberta e implementar nas telas de digital signage, há critérios específicos em um sistema de sinalização digital em que não podemos nos espelhar na TV tradicional. O tempo de cada publicidade é um desses critérios.

Com exceções de ambientes de espera, como em elevadores, ônibus, salas de espera, entre outros, onde o tempo de exposição às telas pode ser maior, o espectador de sinalização digital geralmente passa rapidamente pela tela.

Nesse caso, investir em uma mídia ou propaganda mais longa pode não ter o retorno esperado.

cronometro

Um estudo realizado pelo DS-IQ apontou que, enquanto uma propaganda de sinalização digital de 30 segundos aumentou as vendas de uma loja em 8 a 9%, houve um aumento de mais de 50% quando o anúncio tinha apenas 15 segundos. Será que isso acontece por que os seres humanos atualmente têm um limiar de atenção menor que peixinhos dourados? 

O conteúdo é chamativo?

Um estudo realizado pela Intel, concluiu que:

conteudo dinamico

Além disso, o estudo afirma que o tempo que o espectador presta atenção na tela também é muito superior com conteúdo em movimento.

Por isso, é importante tentar sempre exibir conteúdo dinâmico, mesmo que seja apenas alguma animação em movimento para chamar a atenção. Como no exemplo abaixo:

Como podemos perceber, na produção desta mídia houve a constante preocupação de sempre exibir alguma coisa em movimento, mesmo que o principal conteúdo a ser transmitido seja informações em texto. Assim, qualquer momento que o espectador começar a olhar para o vídeo, ele será atraído pelo movimento.

O conteúdo é atualizado?

Imagine pegar um ônibus do transporte público e ter que assistir a mesma programação todos os dias nas telas. Na TV aberta, já estamos acostumados a sempre receber conteúdo novo e não gostamos quando exibem o mesmo programa mais de uma vez.

Já em uma vitrine digital, pode ser muito chato ter um cliente pedindo um desconto que ele viu na tela e já não está mais ativo ou escolher um produto que está fora de estoque.

Estes e outros problemas podem surgir a partir de um conteúdo desatualizado. Por isso, é muito importante estar sempre acompanhando as programações de cada ponto da sua empresa, e poder contar com um software de gerenciamento de conteúdos que monitora e atualiza a programação de seu sistema de sinalização digital pela internet.

Lembrando também que cada localização requer uma taxa de atualização diferente. Em uma tela de um ponto de venda de uma loja de departamento, por exemplo, o conteúdo pode ser atualizado uma vez por mês apenas pois é muito improvável que o cliente visite com mais frequência do que isso.

Já no transporte público, como já citado, ou em uma academia, a programação deve ser atualizada mais constantemente, para que o espectador não perca o interesse pelas telas.


E com isto finalizamos mais um post sobre conteúdos de um sistema de sinalização digital. Esperamos ter ajudado.

Já escrevemos mais a respeito dos conteúdos e também da programação nos seguintes posts:

Deixe seu comentário com sua dúvida ou experiência e até a próxima!

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.

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5 Comentários

  • Olá Daniane !

    Sou cliente de vocês e a conheci, bem como boa parte de sua equipe, na última feira em São Paulo. Ganhei inclusive um player (fato que comemorei bastante!!!). Tenho hoje um Calcanhar de Aquiles em meu sistema, que é a parte de criação de conteúdos. Você pode me dar uma sugestão de empresa ou pessoa habilitada para criar as animações ?
    O designer que cria pra mim hoje é bastante ocupado e às vezes preciso aguardar que ele tenha tempo para fazê-lo. Além de não saber até quando poderá me auxiliar. Preciso conhecer alguma empresa ou programa minimamente intuitivo que me permita ter mais autonomia e consequentemente expandir o sistema. Deixo de inserir anunciantes interessados e de ampliar o número de pontos, por não poder atender em tempo a demanda de criação e/ou modificação de conteúdo. E como você bem ressalta no artigo, o conteúdo é fundamental.
    Aguardo seu retorno e aproveito para ressaltar que os tenho indicado enfaticamente a todos os amigos que cogitam iniciar um sistema de mídia digital. Faço isso por perceber o grau de profissionalismo e cuidado com os clientes que vocês praticam, bem como pela qualidade do player/software que comercializam.
    Muito grato pela sua atenção.

    Atenciosamente

    Eduardo Sathler

    • Olá Eduardo! Eu lembro de você, foi um prazer ter te conhecido!
      Nós sabemos que este é o calcanhar de Aquiles de muitos clientes! É difícil mesmo produzir vídeos. As ferramentas são caras e bem complicadas de operar, geralmente precisa fazer um curso para isso. Aqui na Progic usamos ferramentas profissionais de produção de vídeo, mas posso te recomendar esta aqui: PowToon (www.powtoon.com). Não conhecemos muito bem mas pelo que analisei é mais simples e barata (no plano de 2 anos).
      Muito obrigada pela confiança em nossa solução e em nossos profissionais! Qualquer dúvida estamos sempre a disposição! Abraços.