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Glossário de Digital Signage

glossário de digital signage
Escrito por Eric Vazzoler

Para auxiliar os iniciantes em MDOOH, ou os interessados neste mercado, preparamos este glossário de digital signage. Listamos os principais termos do nosso segmento e uma breve explicação de cada um, até para facilitar a vida dos leitores do nosso Blog.

Glossário de Digital Signage

Preferi organizar por assuntos, e não alfabeticamente. Caso queira achar um termo em específico, basta pressionar Ctrl+F em seu browser e digitar a palavra. Espero que aproveite!

Termos Gerais

Digital Signage (DS) / Sinalização Digital – Segmento de mercado que utiliza telas eletrônicas em substituição às sinalizações tradicionais para transmitir informações. Digital signage é o termo que engloba todas as aplicações deste mercado, como mídia indoor digital, mídia outdoor digital, TV indoor, In-store TV, TV Corporativa, dentre outros. Sinônimos de Digital Signage: MDOOH (Mídia digital out-of-home), DOOH (Digital out of home), digital signs, dynamic signage ou sinalização eletrônica.

Rede de Digital Signage – São várias telas de digital signage interconectadas através de um centro de controle único e remoto, conhecido como software de digital signage.

Software de Digital SignagePrograma de computador com o objetivo de controlar e monitorar a rede de digital signage remotamente. O software pode ser instalado em um computador ou na modalidade SaaS, o caso mais comum, em que o acesso ao software é feito através de um browser. Algumas das funções mais comuns de um software de digital signage são: gerenciamento da programação das telas através de criação de playlists e campanhas, monitoramento das exibições dos conteúdos e do hardware e ferramenta de criação de conteúdos.

Telas de Digital Signage – Se refere aos displays de LCD, LED, plasma, etc, usados para exibir os conteúdos de digital signage.

Mídia Indoor digital / TV IndoorSão as telas de digital signage instaladas em ambientes fechados, como shopping centers, academias, aeroportos, entre outros.

Mídia outdoor digital – Telas localizadas em ambientes externos como em vias de grande tráfego de veículos, ou eventos ao ar livre.

Audiência – Grupo de pessoas atingidas pelas mensagens veiculadas nas telas de digital signage.

Público alvo – Se refere a um grupo específico de pessoas as quais as mensagens das telas são focadas.

Anunciante – Empresa que compra o espaço na programação das telas para anunciar seus produtos ou serviços.

Tempo de exposição (Dwell Time)Tempo médio em que a audiência é exposta às telas. Este tempo é uma importante variável na determinação de diversos fatores de uma tela de digital signage, como a duração das mídias, preço dos anúncios e a relação entre a quantidade de anúncios e os demais conteúdos.

Alcance – Trata-se do número de pessoas atingidas por uma determinada tela, ou pela rede de telas, durante um tempo específico.

Segmentação – É a prática de identificar características em comum da audiência de cada ponto de divulgação e separá-la em grupos para aumentar a efetividade da mensagem das telas.

Pontos de divulgação / Ponto de veiculação – Locais onde estão instaladas a tela, ou as telas (caso tenha mais de uma tela em um mesmo ambiente), de digital signage.

Omnichannel – Termo muito utilizado no mercado de digital signage. Trata-se de um modelo de negócios em que os vários canais de comunicação de uma empresa estão integrados para oferecer uma experiência melhor ao consumidor. Por exemplo, o site da empresa tem a mesma identidade visual e as mesmas mensagens das telas de digital signage espalhada nas lojas físicas.

Termos Relacionados ao Conteúdo de DS

Mídia / Conteúdo – Trata-se de qualquer arquivo – vídeos, imagens e áudios – exibidos nas telas de digital signage.

Playlist – Em digital signage, playlist é um grupo de mídias exibidas em sequência e de forma cíclica.

Sub-playlist – Trata-se de uma playlist inserida dentro de outra playlist. Uma sub-playlist pode ser configurada para exibir uma quantidade fixa de mídias a cada vez que ela é ativada. Além disto, o conteúdo dentro da sub-playlist pode ser escolhido para ser reproduzido de forma sequencial ou randômica. Cada playlist pode conter diversas sub-playlists.

Campanha – Em DS, campanhas são mídias específicas que são adicionadas à programação das telas. Os anúncios, por exemplo, são adicionados à programação em forma de campanhas, com quantidade de exibições por dia e data de início e término pré-definidos com o anunciante. Cada player pode ter várias campanhas.

Programação / Grade de Programação – É o resultado final de todas as playlists, sub-playlists e campanhas de um player de digital signage. É a sequência de conteúdos que de fato será exibida nas telas.

Canal – O canal é o meio que irá concentrar todas os conteúdos para formar a programação. Cada player pode ter apenas um canal.

Moldura – Moldura é uma área do conteúdo, geralmente em suas bordas, que é destinada a exibir outras informações, como a hora atual, previsão do tempo, entre outros.

Layout – É a configuração das áreas de uma mídia, cada área podendo conter diferentes informações.

Template – É um conteúdo que contém um layout pré-formatado, usado para facilitar a criação de conteúdos próprios.

Feed RSS – Dados formatados que são recebidos pelos players automaticamente. Muito utilizado para manter os conteúdos informativos sempre atualizados com o mínimo de esforço por parte do operador.

Transição – Momento de troca de uma mídia para outra dentro da programação do player.

Relatórios (Playlog / Log file) – Arquivos utilizados para provar a reprodução dos conteúdos. Muito utilizado como garantia aos anunciantes que o serviço foi realizado como prometido.

Aplicações de Digital Signage

TV Corporativa Digital signage utilizado dentro das empresas como ferramenta de comunicação interna.

Mural Digital / Mural eletrônico – Consideramos o mural digital igual à TV Corporativa, com a diferença que o conteúdo do mural digital possui apenas avisos internos aos colaboradores enquanto a TV Corporativa pode conter conteúdos diversos, como notícias externas, informações diversas, palavra do presidente, etc.

Mídia Digital In-store / Digital Signage no PDV – Termo utilizado para aplicações de Digital Signage no varejo.

Menu Board Digital – Utilização de sinalização digital para exibir o cardápio de restaurantes, fast-foods, bares, etc.

Vitrine DigitalDigital signage localizado nas fachadas dos estabelecimentos comerciais para chamar a atenção dos consumidores.

Wayfinding – Utilização de digital signage para auxiliar o espectador em sua localização. Muito utilizado em hotéis e eventos.

Digital Signage Interativo – Telas de DS com touchscreen para receber comandos do espectador.

Termos Relacionados ao Hardware

Player / Media Player – Equipamento dedicado a exibir os conteúdos de digital signage. Este player pode ser um PC, mini-PC, um player específico para esta funcionalidade, um Android player, ou embedded (player embutido nas telas).

Beacon – Dispositivo Bluetooth que envia mensagens aos celulares ou tablets das pessoas que se aproximam do local. Às vezes utilizado em conjunto com o digital signage para atrair a atenção das pessoas às telas, como uma estratégia de omnichannel.

CAT5, CAT5e, CAT6… – Categorias de cabo de rede. Em digital signage, além de utilizados para conectar a internet aos players, também podem ser utilizados em extensores HDMI.

Extensor HDMI – Dispositivo utilizado para aumentar a distância que um sinal de vídeo com o protocolo HDMI pode percorrer.

Splitter HDMI – Dispositivo para replicar o mesmo sinal de vídeo para duas ou mais telas. Leia mais no nosso post “Tudo sobre o Splitter HDMI (Divisor HDMI)

Switcher – Dispositivo para trocar a fonte de vídeo HDMI de uma tela.

Video Processor – Processadores de vídeo. Em digital signage são comuns em video walls.

Displays / Telas – São os monitores, TVs ou painéis de LEDs exibidores dos conteúdos de digital signage.

Monitor LFDMonitor profissional específico para digital signage.

TV Doméstica – São as TVs comuns, que não foram desenvolvidos para o uso profissional que as telas de digital signage necessitam.

Furação VESA – Padrão de furação para fixação de displays em paredes.

Video wall – Associação de duas ou mais telas para formar uma única imagem de vídeo. Leia mais no nosso post “Saiba o que é Video Wall

Relacionados ao Vídeo

Codec – Programas utilizados para codificar e decodificar arquivos de mídia com o principal objetivo de compactar o arquivo original.

Display Port (DP) – Protocolo de transmissão digital de vídeo, similar ao HDMI.

DVI – Protocolo de transmissão digital de vídeo.

HDMI – Protocolo de transmissão digital de vídeo amplamente adotado por todos os fabricantes de produtos de vídeo. Diferentemente do protocolo DVI, o HDMI também transmite o áudio junto com o vídeo, além de possuir outras funcionalidades.

VGA – Protocolo de transmissão analógico de vídeo que utiliza o conector D-SUB, ou conector DB.

Aspect Ratio – É a relação entre a largura e a altura da imagem ou do vídeo. Os aspects ratios mais comuns são 16:9 e 4:3. Você pode ler mais sobre aspect ratio no nosso post “Aspect Ratio para a Produção de Conteúdos de Digital Signage”.

Bit rate – Em arquivos de áudio e vídeo, bitrate se refere ao número de bits utilizados por unidade de tempo de reprodução depois de comprimido. Para um vídeo 1080p comprimido utilizando H.264, um bitrate de 4.5Mbits/s possui uma qualidade excelente.

Formatos de Conteúdo – De maneira geral, quando se fala em formatos dos conteúdos de digital signage está se referindo à extensão dos arquivos de mídia, como por exemplo: .mp4, .avi, . mov, .ts, .mp3, .aac, .jpeg, .bmp, .png, etc. Para ver uma explicação mais aprofundada e precisa sobre os formatos de conteúdo, leia nosso post “Formatos de conteúdo de digital signage”.

Mídia horizontal – Conteúdos que foram produzidos para serem exibidos “deitado” nas telas, ou seja, quando a tela está em sua posição normal e a maior dimensão é a horizontal (ex.: resolução 1920×1080 e aspect ratio 16:9).

Mídia vertical – Conteúdos que foram produzidos para serem exibidos “em pé” nas telas, ou seja, quando a tela está invertida e a maior dimensão é a vertical (ex.: resolução 1080×1920 e aspect ratio 9:16).

Resolução – É o tamanho do vídeo ou da imagem expressa em píxeis em cada dimensão (píxeis na dimensão horizontal x píxeis na dimensão vertical). Para os vídeos, é acrescentado a letra “i” para denotar interlaced, ou “p” para progressive. As resoluções mais comuns são 1920x1080i (ou apenas 1080i), 1920x1080p (ou apenas 1080p), 720p, etc.

Termos Relacionados ao negócio

CTA – “Call to action”, ou “chamada para ação”. Qualquer instrução dada à audiência para provocar a tomada de alguma ação, como por exemplo, ligar para a empresa, entrar no site, etc.

Recall – Intensidade de memorização de um vídeo, ou seja, o quanto este vídeo é lembrado pelas pessoas que o viram.

Inserção – O ato de inserir um anúncio na programação do player.

Pedido de inserção Contrato dado ao anunciante para formalizar a venda do espaço publicitário de uma rede de digital signage.

Mídia Kit – Apresentação da rede de digital signage aos anunciantes contendo diversas informações relevantes para este cliente, como pontos de veiculação, perfil da audiência de cada ponto, fotos, alcance, preços, entre outros.

ROI (Return on investment) – É o retorno sobre o investimento feito. Para os anunciantes o ROI é a análise de quanto foi investido nos anúncios em digital signage e qual foi o resultado disto em aumento de vendas.


Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista formado pela UFSC. Líder do departamento de desenvolvimento de Hardware e da produção eletrônica na Progic Tecnologia.

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