Um cliente fiel é o que toda empresa deseja, ou pelo menos deveria desejar. Os benefícios que clientes fidelizados trazem para a empresa são inúmeros. Ele se torna um porta voz de seus produtos e serviços, divulgando-os como um bom vendedor faria, porém sem gerar a desconfiança de que seria “papo de vendedor”, mas sim como um autêntico cliente satisfeito. Isso não é diferente para clientes de digital signage.
O foco da empresa tem que ser genuinamente no anunciante, usando todas as ferramentas possíveis para deixá-lo satisfeito. Porém, a fidelização é uma opção única e exclusivamente do cliente, e ela acontece naturalmente. Por isso, o objetivo da empresa deve ser “sempre tentar exceder a expectativa do anunciante”, e não “conseguir clientes fiéis”. Assim, o resultado esperado virá de forma natural.
Mas quais as vantagens de um cliente fiel?
Ter um porta voz da empresa divulgando seus produtos e serviços não é o único benefício que um consumidor satisfeito proporciona. Há outras razões por trás deste desejo. Veja algumas características de um cliente fiel:
- Aceita novos produtos e serviços muito mais facilmente;
- É mais custoso conquistar um cliente novo do que reter um cliente que já conhece a empresa;
- Geralmente está disposto a pagar mais pelos serviços e produtos da empresa;
- Uma vez fidelizado, dificilmente a concorrência conseguirá tirá-lo da sua base de clientes;
- Tem mais tolerância à eventuais falhas que a empresa possa vir a cometer.
Como podemos perceber, além dos benefícios financeiros há também vantagens intangíveis para uma empresa que possui uma base de consumidores fiéis. Para clientes de digital signage não é diferente.
Listaremos abaixo algumas dicas básicas, porém fundamentais, para que sua empresa não tenha apenas clientes, e sim, embaixadores da sua marca.
Dicas para fidelizar qualquer cliente
Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido
Sua tela de digital signage pode estar no ponto mais movimentado da cidade, mas se você não tratar seu cliente com respeito e cortesia ele irá evitar o máximo os seus serviços e produtos. Um bom atendimento é o início do processo de fidelização do cliente, e tem que estar sempre presente neste relacionamento.
Aqui também é importante que a comunicação esteja alinhada com a de seu cliente. Evite termos técnicos caso ele não esteja familiarizado com eles.
Tenha o produto certo, para o cliente certo
Não adianta querer conquistar um cliente de digital signage para anunciar sua marca de produtos de futebol em um salão de beleza, por exemplo. O retorno do investimento deste cliente seria mínimo.
Assim, também não adianta dar o melhor atendimento que seu cliente recebeu na vida, tendo um produto que não resolve o problema dele. É importante focar suas energias no alvo certo, aqueles que realmente vão se beneficiar do serviço/produto que sua empresa oferece.
Não tenha um discurso pronto para oferecer seu produto ou serviço, cada cliente é diferente e tem necessidades diferentes. Preste atenção ao máximo no diálogo, tentando tirar as informações que você precisa para poder oferecer a melhor solução que aquele cliente está procurando.
Confiança
Conheça seu produto, isto é o mínimo que o cliente está esperando de você.
No mercado de sinalização digital, tenha na ponta da língua as vantagens de anunciar em cada ponto que sua empresa atua. Mostre dados, estatísticas e casos de sucesso de alguns de seus clientes de digital signage.
Fale sempre a verdade
Mentir é o jeito mais fácil de conseguir um cliente que nunca mais irá querer seus serviços. Nunca omita ou distorça informações sobre serviços e produtos para tentar empurrar uma venda. Esse pode ser um erro fatal, já que passará uma imagem muito negativa da sua empresa quando a informação negada for descoberta.
Atenção às reclamações
Reclamações sempre são bem-vindas para o sucesso de um negócio. Elas são ótimas fontes de informação sobre como seu produto ou serviço pode ser melhor. Ouça as críticas, dúvidas e sugestões dos clientes e repasse para os responsáveis. Isso ajudará a sua empresa a sempre aprimorar cada vez mais suas soluções.
Cumpra o prometido
Neste ponto é que o “ser sincero” se faz importante. A empresa sempre tem que cumprir o prometido e isto não pode ser negligenciado nunca. Caso aconteça algum imprevisto que impossibilite a realização do acordo firmado, se mostre prontificado para resolver o problema no quer for possível.
Exceda as expectativas – A chave para a fidelização
Quando você realiza o que prometeu, o cliente irá ver isto apenas como a entrega do adquirido, a realização do combinado. Quando você o surpreende com algo além do prometido, aí sim sua empresa dá um passo grande para conquistar a fidelidade deste cliente. Ele irá se surpreender com a atenção recebida e se sentirá diferenciado. Ele saberá que não é visto apenas como mais um cliente dentro da sua empresa.
No caso de clientes de digital signage, se houver espaço na grade de programação, bonifique-os com algumas inserções a mais, envie um cartão ou um e-mail de aniversário, faça descontos surpresas, etc.
Dicas para fidelizar clientes de digital signage
Algumas questões são específicas da área de mídia para fidelizar clientes de digital signage. O setor tem as suas particularidades e, por isso, deve-se pensar além das regras gerais de um bom atendimento. Atente também para estas questões:
Apresente relatórios de exibição
Sempre apresente relatórios de exibições das mídias contratadas. Essa é uma forma da comprovação do cumprimento do prometido, ou seja, mostrar para o seu cliente que o que ele pagou foi de fato entregue. Como dito antes, este é o mínimo esperado da empresa. Existem ferramentas no mercado que fazem a geração automática destes relatórios, evitando erros e fraudes.
Conceda bonificações por volume de anúncios e fidelidade
Valorize os clientes que mais anunciam com a sua empresa. Conceda descontos progressivos de acordo com o volume de anúncios. Assim, os clientes de digital signage considerarão concentrar uma parcela maior do orçamento de marketing na sua empresa. Bonifique também os clientes de longa data e dê incentivos pela fidelização.
Dê descontos em caso de problemas
Houve alguma falha na exibição de alguma mídia? Houve algum tipo de problema que impediu que fosse entregue o que foi contratado? Não pense duas vezes antes de tomar a iniciativa de oferecer um desconto para compensar o incômodo. Encare este desconto como um investimento!
Não sobrecarregar a rede
Nunca venda 100% da capacidade da sua rede de telas. Venda menos do que poderia realmente exibir para ter uma margem de segurança contra eventuais problemas técnicos que impeçam a exibição completa da programação contratada.
Faça parte da estratégia do cliente
Não seja passivo a respeito do conteúdo que o cliente irá exibir nas telas, afinal, você é o especialista no mercado de digital signage, não ele. Participe da estratégia do anunciante, entenda seu negócio, faça sugestão sobre como melhorar o conteúdo que ele irá exibir, mostre o perfil do público que frequenta cada ponto, etc. Lembre-se: o sucesso de seu cliente é o seu sucesso!
Cuide da programação!
Você assistiria um canal de TV que passa apenas propagandas? Em digital signage não é diferente, e a responsabilidade de deixar a programação interessante é sua, não do anunciante. Preencha a programação do seu ponto com conteúdo interessante, como notícias atualizadas de novela, futebol, política, entre outros assuntos pertinentes.
Segmente suas telas na hora de definir a programação. Um conteúdo relevante para os frequentadores de uma academia ou de um bar, por exemplo, é bem diferente de um conteúdo interessante para os frequentadores de um salão de beleza.
Um exercício interessante neste ponto, é considerar o espectador de cada um de seus pontos como o cliente que você quer fidelizar, e isto não deixa de ser uma verdade. Se o frequentador sabe que aquela tela sempre passa algum conteúdo de seu interesse, olhar para ela se tornará um hábito, assim como você tem o hábito de sempre assistir os canais que exibem os programas que te interessam na sua televisão.
Por isso é importante escolher uma ferramenta de gestão de conteúdo que facilita ao máximo o trabalho de manter a programação da sua rede de telas sempre atrativa. Contar com feeds RSS de grandes portais de notícias é uma forma fácil de manter a programação atualizada automaticamente. Outro critério importante a se observar é se a solução disponibiliza conteúdos prontos para o operador, e possua ferramenta de edição ou criação de conteúdo.
Maximize o retorno do investimento de seus clientes de digital signage para maximizar o seu!
É muito interessante adotar na sua empresa o conceito da pirâmide invertida. O cliente se encontra sempre no topo, e toda a empresa trabalha com o foco neles, seja em maior ou menor grau, direta ou indiretamente. Na prática, isto é uma cultura de bom atendimento e que visa o sucesso do cliente, aonde a fidelização e o sucesso de sua empresa virão por consequência.
E aí, a sua empresa se esforça para conseguir clientes fiéis? Tem mais alguma dica para melhorar o atendimento e fidelizar clientes de digital signage? Compartilhe conosco nos comentários.
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