O mercado de mídia digital out of home apresenta poucas barreiras para a entrada de novas empresas. Se você é novo no ramo ou já atua há algum tempo e vê uma estagnação nos seus negócios, talvez seja a hora de parar para avaliar a qualidade dos seus serviços de digital signage. A avaliação passa por dois pontos principais:
Confiabilidade na entrega das inserções
O empresário de mídia digital out of home precisa ter meios para provar ao anunciante que a campanha foi corretamente exibida, conforme o contrato. Essa garantia é essencial para manter a qualidade dos seus serviços de digital signage. Se você usa pen-drives ou DVDs para veicular os anúncios, a tarefa se torna impossível.
Por isso, é sempre interessante que a mídia seja veiculada por players que forneçam funcionalidades como o acompanhamento remoto, por parte da equipe técnica e do próprio cliente, do conteúdo exibido na tela e a geração automática de relatórios. Somente com o relatório gerado pelo próprio player, o anunciante poderá ter a segurança de que os dados não foram fraudados.
Preocupação com a programação
Quanto mais precária é a tecnologia utilizada para a exibição de conteúdo nas telas, menor é a preocupação do empresário com o conteúdo exibido, levando à má qualidade dos serviços de digital signage. Uma tela de MDOOH não deve ser pensada como se fosse um outdoor “que se mexe”, que exibe um anúncio seguido de outro. Ela deve ser pensada, como se fosse um canal de TV aberta ou TV a cabo, que exibe conteúdos atrativos com intervalos comerciais onde os anúncios são exibidos.
É preciso uma atenção especial para que, junto aos anúncios, sejam exibidos conteúdos informativos e dinâmicos, como últimas notícias e previsão do tempo atualizados. Isso garante que as pessoas que estão no local onde a tela está instalada assistam à programação, dando maior visibilidade aos anunciantes. Uma tela que exibe apenas anúncios, um atrás do outro, é muito pouco atrativa.
Analisando os dois pontos citados acima, você pode avaliar os seus serviços de digital signage. Se já cumpre com essas obrigações, pode ter certeza que a sua empresa de mídia digital out of home está no caminho certo. Caso contrário, é bom rever algumas práticas para oferecer um serviço de melhor qualidade tanto para os anunciantes como para o público impactado.
[…] O operador de mídia indoor deve buscar se diferenciar tanto na parte da operacionalização de sua programação, da rede de telas e players, como também em relação à comercialização de mídia e processos de entrega. Por isso, listamos alguns diferenciais competitivos que os operadores podem mirar para se sobressair em relação à concorrência. […]