Orientações Primeiros Passos Tudo

Qual é o tamanho da tela certo para mídia indoor?

Escrito por Eric Vazzoler

No post “Onde instalar as telas de digital signage da minha rede?”, mostramos alguns critérios para levar em conta na hora de escolher o local ideal para fixar uma tela de mídia indoor. Além disso, citamos alguns detalhes técnicos que não podemos esquecer na hora desta escolha, entre eles, o tamanho da tela.

Como prometido, vamos nos aprofundar mais neste assunto e levantar alguns critérios importantes que o operador de MDOOH, ou quem for implementar uma TV no ponto de venda, precisa ter em mente na hora de escolher o tamanho da tela de mídia indoor.

Quais perguntas fazer para escolher o tamanho da tela certo?

Sabemos que a principal questão que determina a escolha do tamanho da tela é o preço, certo? Seria ótimo poder usar uma tela de 60 milhões de dólares para todos nosso projetos, não é mesmo?

tela score

Porém, se por um lado a limitação do tamanho é o preço, por outro lado temos que prestar atenção em 3 questões (além do espaço físico do ambiente) para não sub-dimensionar as telas e comprometer o entendimento da mensagem e, consequentemente, a eficiência do sistema.

  • Qual é o tipo de conteúdo exibido?

Aqui deverá ser levado em conta qual é o tipo de conteúdo predominante que será exibido nas telas. Se a maioria das mídias forem apenas vídeos sem texto nenhum, então a tela pode ser menor, sempre levando em conta que quanto maior for a tela, mais atenção ela irá atrair.

Estes conteúdos sem texto são mais utilizados em pontos de vendas ou vitrines digitais, mostrando os produtos da loja, para chamar a atenção do consumidor. Outro exemplo são as telas nas entradas dos cinemas, exibindo os trailers dos filmes:

tela cinema

Já empresas de digital signage que vendem anúncios em suas telas, geralmente possuem uma programação com conteúdos cheios de textos, pois é necessário disponibilizar informações relevantes ao espectador, como notícias atualizadas e previsão do tempo, assim como as chamadas para ações nos anúncios vendidos, como telefone para contato ou endereço da loja.

Nestes casos, devemos prosseguir para a próxima pergunta:

  • Qual a distância de visualização?

No post “3 erros técnicos no seu conteúdo de mídia indoor”, um dos aspectos que abordamos foi sobre o tamanho que a fonte precisa ter para o espectador conseguir ler a mensagem, levando em conta a distância que ele estará da tela.

A fórmula é bem simples:

EQ1

A distância do observador em metros dividido por 0,4 é igual ao tamanho que a fonte precisa ter na TV em milímetros. Porém esta regra é usada na hora de produzir o conteúdo, para considerar o tamanho mínimo de qualquer texto na tela, independente do tamanho da tela.

Agora, precisamos de uma fórmula para saber escolher o tamanho ideal da tela baseada apenas na distância de visualização do espectador. Neste caso, a fórmula mais utilizada em sinalização digital é a mesma utilizada em telas de projeção.

Para cada 8 pés de distância de visualização, a tela precisa ter uma altura de 1 pé. Esta regra é conhecida como “1-8”. Em casos onde o conteúdo contém planilhas ou diagramas com várias informações, geralmente é usada a regra “1-6”, e em locais espaçosos como auditório e igrejas, utiliza-se a regra “1-10”.

Vamos adequar esta regra para a nossa realidade:

A grande maioria dos televisores atuais têm aspect ratio de 16:9, isto significa que a altura da tela é “2,04” vezes menor que a sua diagonal, ou seja o tamanho especificado da tela. Podemos arredondar este valor para “2”. Um pé equivale a 0,305 metros, ou um metro equivale a 3,28 pés. Um pé equivale a 12 polegadas.

Juntando todos estes dados e fazendo alguns arredondamentos, temos a seguinte fórmula:

EQ2

Assim, se o observador estiver a 2 metros de distância, a tela deve ser maior que 20 polegadas, se estiver a 4 metros de distância, maior que 40’’ e assim por diante.

Aplicando está regra, e posteriormente a regra do tamanho mínimo da fonte na tela na hora de produzir o conteúdo, não há dúvida que sua mensagem será bem compreendida pelo espectador.

  • O conteúdo será exibido em full screen?

O último detalhe em que precisamos nos atentar é se o vídeo será exibido em fullscreen, ou seja, se ele ocupará toda a área da tela.

Em mídia digital out of home é muito comum utilizar uma parte da área da tela para mostrar outras informações para chamar a atenção do espectador. Estas áreas são conhecidas como molduras:

moldura

Este é um recurso muito interessante, mas ao utilizá-lo a área em que o vídeo principal será exibido é reduzida:

molduras

No exemplo acima, em uma tela de 55’’ é utilizado 42’’ para o vídeo. Portanto, ao utilizar a fórmula mostrada no item anterior, é necessário considerar a área de exibição interior para determinar o tamanho da tela.

Do mesmo modo, na hora de produzir o vídeo, não podemos esquecer que ele será reduzido na tela por causa da moldura. Assim, deve-se considerar esta redução para determinar o tamanho das fontes.


Com essas dicas, você já está preparado para determinar o tamanho de tela certo de indoor mídia em seus projetos para que sua mensagem seja corretamente visualizada pelo espectador.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários e nosso time irá respondê-la!

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista formado pela UFSC. Líder do departamento de desenvolvimento de Hardware e da produção eletrônica na Progic Tecnologia.

Deixe uma resposta para Marcos Cancelar resposta

7 Comentários