Propaganda é a alma do negócio, disto não temos dúvida. Mas qual é a forma mais eficaz de anunciar o seu produto? Em tempos em que somos bombardeados constantemente por anúncios por todos os lados, é fundamental saber escolher a ferramenta mais apropriada para divulgar sua marca. Uma alternativa que se mostra muito interessante é a mídia indoor, em especial a mídia indoor digital.
Afinal, o que é mídia indoor?
Como o nome dá a entender, o conceito de mídia indoor abrange a utilização de qualquer tipo de mídia em espaço fechado, como lojas, supermercados, consultórios médicos, estações de metrô e frotas de ônibus, por exemplo.
As possibilidades de aplicação são variadíssimas, já que podem ser utilizados desde murais para materiais gráficos, até telas para veiculação de mídia digital – a utilização mais interessante do ramo.
A grande vantagem da mídia indoor em relação à mídia outdoor é a segmentação do público. Enquanto a propaganda ao ar livre atinge um número maior de pessoas, a mídia indoor tem a possibilidade de criação de uma publicidade muito mais focada a um determinado grupo de pessoas, aumentando assim a eficácia da propaganda.
Um exemplo simples deste poder de segmentação é um display dentro de uma academia, aonde seria muito interessante promover produtos relacionados a nutrição saudável ou a suplementação.
Mídia indoor tradicional x digital
A mídia indoor pode ser pensada em formato tradicional ou digital. No modelo tradicional, murais e displays são posicionados em locais estratégicos, geralmente com moldura de metal e proteção de vidro ou acrílico, onde podem ser fixados pôsteres e outros materiais gráficos.
Já o modelo digital utiliza players de mídia ligados à TVs, painéis de LED, telões ou outros equipamentos exibindo conteúdo em vídeo. Este modelo também é muito conhecido como digital signage.
Em sua aplicação mais comum, são montadas programações que unem conteúdo publicitário de anunciantes e conteúdo informativo, como últimas notícias, previsão do tempo, resultados esportivos e outros temas de interesse geral.
O formato digital é cada vez mais difundido no Brasil. Sua utilização pode ser tanto para fins publicitários, como exemplificado acima, como para entretenimento, informação ou comunicação interna de empresas.
Em todos os casos, no entanto, sempre deve-se planejar a programação para que ela não seja exclusivamente de propagandas ou de informes internos, por exemplo. A sugestão é utilizar conteúdos de informação que servem como “isca” para atrair a atenção de quem passa pelas telas.
Aplicações e vantagens da mídia indoor digital
Como exibe conteúdo em vídeo, a mídia indoor digital abre um leque de possibilidades de aplicações e apresenta inúmeras vantagens em relação ao formato tradicional. Por ser um formato de exibição muito mais atrativo, é cada vez mais comum encontrar telas em elevadores e casas lotéricas, por exemplo.
Cada tipo de aplicação apresenta a possibilidade de adaptações de acordo com o público que frequenta aquele ambiente. Por causa desta maior facilidade de segmentação, a mídia indoor digital gera economia para o anunciante, que só irá pagar para ser visto por um público que é mais disposto a comprar seu produto.
Outra grande vantagem da mídia indoor digital é a possibilidade de mesclar conteúdos de diferentes tipos em sua programação, o que não é possível com um material gráfico fixado na parede.
Assim, pode-se exibir informações relevantes para aquele público específico, e ao mesmo tempo fazer o anúncio de sua marca.
Mesmo quando usada em um projeto de TV corporativa, a mídia indoor digital pode servir para entretenimento e informação, além da finalidade maior, que é a comunicação interna.
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