O Brasil é o segundo país com maior número de academias por habitantes, com mais de 31.800 academias e quase 8 milhões de alunos. Os dados são da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), uma associação global da indústria fitness com mais de 10 mil academias associadas, em seu relatório global de 2015.
Este é um dos motivos que o uso de mídia indoor em academia é uma das aplicações mais comuns no setor de MDOOH.
Neste post, listaremos diversas vantagens desta aplicação para que o operador de digital signage saiba convencer gestores de academias a investir neste segmento, ou para que os próprios empresários do setor fitness decidam implementar esta tecnologia em suas empresas, considerando uma parceria com operadores profissionais de TV indoor.
Mostraremos também os modelos de operação de uma rede de telas em academia, daremos algumas sugestões de programação interessante neste segmento e iremos dar ênfase às boas práticas que ambas empresas devem adotar na hora de buscar anunciantes para rentabilizar o negócio.
Continue lendo e veja por que a mídia indoor em academia é um tiro certeiro para a empresa de sinalização digital, e uma fonte de renda extra para a academia.
Vantagens de usar mídia indoor em academia
Desde 2009, o uso de mídia indoor em academia está aumentando anos após ano no Brasil. Veja abaixo algumas vantagens de investir no segmento.
Setor em constante expansão
O mercado fitness está em alta. Em 2014, o faturamento do setor chegou a R$ 2,5 bilhões. E esse número tende a aumentar, graças ao aumento da atenção com bem-estar e prevenção de doenças por meio de exercícios físicos.
Público muito bem definido
O público de academias já é muito bem segmentado. O fato de frequentar um centro fitness já o torna um potencial cliente de outras empresas do mercado fitness: roupas de ginástica, suplementos alimentares, etc. Grande parte do trabalho já está feito, ou seja, a definição dos interesses da audiência do ponto.
Apesar de receber vários perfis de público, desde adolescentes até aposentados, a grande maioria dos frequentadores está entre 16 e 35 anos. Também é possível segmentar ainda mais, de acordo com o horário do dia.
Com esta segmentação, fica muito mais fácil estruturar uma programação que vá ao encontro do interesse do público. Além disso, é muito mais interessante para as empresas que possuem produtos e serviços relacionados a este ambiente focarem seus recursos onde os consumidores têm maior potencial de interesse.
Alta receptividade do público
Anunciantes atingem o público alvo em momento de lazer, o que tende a aumentar a receptividade da audiência de uma forma positiva.
Ambiente com poucas distrações
Afinal, pessoas que estão correndo, fazendo flexões, abdominais ou outro exercício não conseguem ler um livro ou interagir com o celular ao mesmo tempo. Isso aumenta a possibilidade do público prestarem atenção nas telas instaladas nas paredes da academia.
Alto tempo de permanência
Pessoas que frequentam centros fitness podem permanecer no local de 30 minutos a 2 horas. Esse é considerado um longo período de exposição, e o fato de existirem poucas distrações melhoram ainda mais as chances de impactar o consumidor.
Maior índice de recall
Em marketing, o termo recall significa a intensidade de memorização de um anúncio, ou seja, o quanto um anúncio é lembrado pelas pessoas que o viram. Na academia, como o tempo de permanência do aluno é muito grande, ele terá a oportunidade de ver determinado anúncio diversas vezes, aumentando o índice de recall.
Fusão de confiança
A confiança que o aluno tem na academia é passada para o produto anunciado na tela. Uma analogia que podemos fazer é com uma empresa que estampa sua marca em uma camisa de futebol: o torcedor se identifica mais facilmente com esta marca.
Vantagens para a academia
Ao abrir suas portas para a mídia indoor, a academia, além de ganhos financeiros, pode gerar diversas ações publicitárias com o intuito de fazer branding, ou seja, o fortalecimento de sua marca com os seus clientes.
Modelo do negócio
Na grande maioria dos casos, o gerenciamento das TVs dentro de uma academia é feito por um destes dois modelos:
Gerenciamento interno
Se a academia for maior e mais bem estruturada, o gerenciamento das telas pode ser feito internamente, pelo departamento de marketing ou comunicação. Neste caso, geralmente, a programação da rede de telas é muito mais voltada para a comunicação interna da academia com seus clientes, com mídias sobre os horários das aulas, planos especiais, horário de abertura e fechamento, divulgações de eventos da academia ou de parceiros, etc.
Podemos até fazer uma analogia deste caso com uma TV corporativa de uma empresa, na qual os colaboradores seriam os clientes, e cujo objetivo principal é o de informar os funcionários sobre os comunicados internos da empresa e fazer branding.
Mas mesmo com este modelo de negócio, a mídia indoor em academia pode se mostrar um investimento lucrativo, no qual academia comercializaria parte da programação para exibir anúncios de empresas interessadas.
Parceria com empresas especializadas
Este é o modelo de negócio mais comum para mídia indoor em academia, no qual, na maior parte das vezes, a academia apenas comercializa o espaço e uma empresa especifica de mídia digital out of home gerencia as telas.
Há vários modelos de parceria que podem ser acordados nesta relação. O mais comum deles é o operador de mídia indoor pagar uma mensalidade fixa à academia pelo espaço, e também reservar parte da programação das telas para anúncios internos da academia. Mas independente do modelo contratado, é sempre interessante analisar a programação exibida, para que não haja nenhum conflito com os valores da empresa.
A parceria com uma empresa especializada em indoor mídia possui diversas vantagens para a academia, tais como:
- Mantém o foco dos gestores da academia na atividade principal da empresa
- Renda extra sem investimento nenhum
- Instalação e manutenção do hardware feita pelas empresas parceiras
- Operação da rede é feita por profissionais da área de mídia indoor
Este último ponto citado é muito relevante, pois implica em vários outros fatores. Uma empresa profissional de mídia indoor, além de buscar todos os anunciantes para fazer a rede ficar rentável, já possui experiencia na manutenção do sistema e na construção e gerenciamento da grade de programação de cada ponto, o que não é uma tarefa simples.
É importante lembrar que, com este modelo de parceria, é fundamental ter um contrato bem elaborado entre as partes, especificando as responsabilidades da academia e as da empresa de mídia indoor.
Para auxiliar nossos clientes nesta questão, a Progic, com a ajuda de uma empresa de advocacia, está elaborando um modelo de contrato de parceria entre operadores de mídia digital out of home e estabelecimentos comerciais, e irá disponibilizar este material em breve aqui no blog. Assine nossa newsletter e acompanhe nossos posts futuros para ficar por dentro deste mercado.
Sugestão de programação
A sequencia de vídeos exibidos nas telas é a parte mais crítica do sistema. É necessário deixar a programação relevante e atraente para que o aluno sempre queira olhar para a tela. Veja algumas dicas de conteúdos para adicionar na programação:
- Horário de aulas: Um incentivo para o aluno a sempre ficar de olho na tela;
- Mural de fotos dos alunos e eventos: Fortalecendo a relação do aluno com a academia;
- Aviso de eventos promocionais: Auxílio no marketing dos eventos do centro fitness;
- Frase motivacionais: Inspire seus alunos com frases de apoio;
- Promoções especiais
- Propaganda de empresas parceiras: Rentabilizando a rede de telas e oferecendo produtos do interesse dos alunos.
- Mídia de dicas de saúde, alimentação, treino, etc.
Anunciantes de mídia indoor em academia
Como falamos anteriormente, os anúncios que serão exibidos nas telas instaladas devem ser selecionados para que não haja nenhum desencontro com a visão, a cultura e os valores da academia. Por isso, é interessante que este conteúdo seja analisado por um responsável interno, ou que esta questão esteja compreendida nos termos do contrato da parceria.
Geralmente, os maiores interessados em divulgar suas marcas neste segmento são empresas relacionadas ao mercado de vida saudável, suplementação alimentar, produtos esportivos, produtos de beleza, etc. Porém, isto não impede que empresas com produtos não relacionados ao ambiente fitness anunciem neste meio. É comum observar propagandas de casas noturnas, bares, restaurantes, imobiliárias, ou indústria automotiva, por exemplo, empresas que conhecem as vantagens de anunciar suas marcas ao público em um momento de lazer.
Investir na mídia indoor em academia pode trazer benefícios para todos os envolvidos: a academia fatura mais, a empresa que vende mídia indoor tem uma forte área de atuação e o aluno é melhor atendido.
O que você acha de trabalhar com mídia indoor em academia? Já pensou na possibilidade? Deixe-nos um comentário!
Bom dia!
Ótimo post, estou começando a acompanhar agora.
Gostaria de saber se possuem modelo de contrato da empresa de mídia índoor para o estabelecimento que cederá o espaço, além do contrato entre a empresa de mídia indoor e seus anunciantes.
Obrigado!!
Olá Daniel, que bom que gostou do texto.
Temos um post falando sobre as 5 formas mais comuns de parceria entre o operador de mídia e o estabelecimento:
https://mdooh.progic.com.br/tv-indoor/
E tem os 5 modelos de contrato:
https://mdooh.progic.com.br/contrato-de-parceria-midia-indoor/
Espero ter ajudado.
Abraço
Eric
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