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Melhore sua gestão: Menos gastos e mais investimentos

Escrito por Autor Convidado

Usamos como sinônimos em muitos casos, mas não são. O investimento e os gastos fazem menção a um desperdício da empresa, mas existem diferenças nos termos contábeis e tributários. Você quer saber o que são e quais despesas incluir em cada um dos jogos?

Toda vez que o dinheiro sai do caixa, estamos tendo uma despesa, mas apenas alguns deles podem ser considerados investimentos. Do ponto de vista teórico, a diferença é que um investimento pode gerar benefícios, mas não uma despesa. Na verdade, os investimentos devem dar dinheiro à empresa. Ou seja, uma despesa é limitada a subtrair capital da empresa – um capital que não se recupera -, enquanto um investimento também subtrai capital, mas é esperado que o devolva após um certo tempo. Assim, por exemplo, os gastos com eletricidade não geram riqueza para uma corporação, mas os gastos com um computador podem fazê-lo.

Em quase qualquer caso, este é um excelente exemplo do debate que toda empresa deve enfrentar quando mede qualquer compra que seja mais estratégica do que produtiva. Ou seja, a compra de uma máquina que ajuda a melhorar a produção será sempre um investimento, mas o mesmo não acontecerá, por exemplo, com uma mudança no CRM ou Sistema ERP ou a modernização do equipamento informático, se estes não forem parte essencial da atividade da empresa.

O problema é que a linha que separa a despesa do investimento nem sempre é clara e às vezes pode ser muito fina. Todos nós fizemos investimentos importantes que o tempo deixou claro que não eram mais que uma despesa. No final, tudo dependerá do uso real que fazemos desse investimento, embora seja sempre aconselhável estudar cada compra com antecedência.

Voltando ao caso dos felizes, é claro que é uma ferramenta mais focada no lazer do que no trabalho e, nesse sentido, não é fácil justificar a aquisição. No entanto, também é verdade que sua bateria é mais durável, o que afeta um corte no gasto de energia e que é mais confortável do que um laptop para ler o jornal e qualquer outro documento, o que também deve ajudar a reduzir as despesas de papel.

E para fins contábeis?

Felizmente, as coisas mudam quando entramos no campo da contabilidade. Embora muitas leis sejam interpretáveis em termos fiscais e contábeis, a receita federal se esforça para delimitar tanto quanto possível o que é e o que não é legal para uma empresa. Nesse sentido, a distinção tem que fazer tanto com o benefício quanto com o prazo de geração e o tempo que o ativo permanecerá na empresa.

Do ponto de vista da contabilidade, uma despesa é aquela que deriva do exercício da atividade principal da empresa e não faz parte de seus ativos. 

Para fins práticos, qualquer despesa que gera apenas renda em um exercício será considerada uma despesa. E para fins contábeis, o investimento vai para o balanço e a despesa para a demonstração de resultados, uma vez que a compra de imóveis – uma máquina, por exemplo – não modifica o patrimônio da empresa, apenas o caixa é trocado pelo ativo. Pelo contrário, a despesa afeta a demonstração do resultado e o patrimônio da empresa.

Fundos de Investimentos

As comissões nos fundos de investimento, não são tão altas como as geradas em outros produtos financeiros, podem tributar seu desempenho, especialmente porque possuem uma ampla gama de despesas, que em todos os casos não são cobradas, mas podem diminuir os possíveis benefícios de seus investimentos.

Eles são aplicados de forma desigual entre os fundos, há comissões mais exigentes, e outras mais acessíveis para pequenos investidores. Mas como essas retençõesafetam nos fundos contratados e seu valor de liquidação? Dependerá daquele que você escolheu e das diferentes comissões que eles geram. Podem ser gerentes, depositários, subscrições e reembolsos.

Nem todos cobram e seu valor depende do tipo de fundo, do destino do investimento ou do gerente que o vende.

Que comissões podem ser aplicadas?

Os mais comuns são o gerenciamentos (incluído em todos os fundos) e o depósito, enquanto o restante é opcional e é a contratação mais cara.

  • Taxa de administração:será o gestor do fundo para a administração de suas contribuições, e varia dependendo do produto adquirido, aplicando-se um percentual fixo, quer sobre o capital investido ou lucros que você ganhou.
  • Comissão de depósito: o próprio banco o mantém, nem sempre, e de qualquer forma não é tão alto quanto na comissão anterior.
  • Taxa de assinatura: é gerada no momento exato em que você adquire ações no fundo, embora não se aplique na maioria dos casos.
  • Comissão de Reembolso: aparece quando você é reembolsado parte ou todo o capital investido, ou seja, quando você vende e eles geralmente não o cobram.

Dicas para aliviar as despesas

Há tantos e tão variados fundos comercializados pelos gerentes que muitas vezes sua escolha representa um sério problema para os empreendedores, que não sabem o que escolher, sendo muito parecido um com o outro. E é aí que as comissões que você terá que pagar desempenham um papel muito importante, uma vez que constituem um fator determinante para sua contratação, e isso certamente afetará as linhas de ação que você enfrentará para reduzir essas despesas.

  • Analise suas comissões: será essencial que você estude em detalhes o quanto você cobra e, dessa forma, evite surpresas no último minuto.
  • Escolha o menos caro: entre dois ou mais fundos de características semelhantes e, até a rentabilidade, seria aconselhável se inclinar para as despesas menores, o que lhe permite gerar mais poupanças em suas comissões.
  • Evite despesas excessivas: é comum encontrar alguns desses produtos que possuem mais de um, incluindo duas comissões, e que você pode extrair fundos com uma única comissão (gerenciamento) e igualmente atrativa e rentável.
  • Aproveite as oportunidades: se as comissões forem excessivamente elevadas, é aconselhável optar por outros fundos menos dispendiosos, que apresentam comissões com poupanças de até 65% em relação ao máximo permitido.
  • Subscrever fundos nacionais: provavelmente tem menos comissões, e podem ser tão lucrativo quanto os de outras áreas internacionais, tanto em renda fixa quanto em variável.

Lembre-se:

Por que pago essas comissões? É a questão colocada por muitos investidores antes da aparência dessas despesas. A explicação é muito simples, já que eles são implementados como contrapartida para a gestão profissional desenvolvida pelos gerentes e bancos em seu investimento e, logicamente, você deve assumir isso através desses pagamentos.

A diferença nas comissões é muito importante ao escolher um fundo. No entanto, eles não podem cobrar qualquer montante, mas há um limite máximo para aqueles que não podem ser excedidos e que, no caso de subscrição e reembolso, é de 5% sobre o valor do seu investimento. As outras comissões são mais aceitáveis, uma vez que o limite no depositário é de apenas 0,20% e a taxa de gerenciamento de 2,25%, sempre calculada sobre suas contribuições.

Todas essas características implicam que há variações notáveis entre alguns e outros fundos de investimento, dependendo de quais comissões você terá que pagar e, claro, a porcentagem deles. Será o principal fator que lhe permite economizar mais por essas despesas.

Apenas seguindo estas dicas você pode economizar mais de 70% nas comissões que você paga no momento.

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