Materiais Orientações Tudo

Fluxo de Caixa para Digital Signage – Planilha para Download

fluxo de caixa
Escrito por Daniane Bergamini

No post “Os 6 primeiros passos para começar uma empresa de Mídia Indoor” mencionamos o planejamento de fluxo de caixa da empresa como ferramenta de controle financeiro do seu negócio.

Entretanto, se houver um acompanhamento frequente das finanças com esta ferramenta, você poderá tomar decisões importantes não só relativas à valores, mas também relativas a modelo de negócio, avaliação de estratégias comerciais, entre outros.

Este post será dedicado a explicar e exemplificar o fluxo de caixa, para que esta ferramenta seja uma aliada no acompanhamento da saúde financeira de sua empresa e no momento de tomada de decisões estratégicas.

No final do post disponibilizamos uma planilha de exemplo (com situações hipotéticas e simulações de exemplo) com o fluxo de caixa diário e o fluxo de caixa consolidado mensal para download gratuito.

O que é Fluxo de Caixa?

Segundo o Sebrae, “Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.”

Em resumo, o fluxo de caixa de uma empresa é o acompanhamento das atividades financeiras de entradas e saídas, tanto atuais quanto futuras.

Com a análise do fluxo de caixa será possível extrair dados de acompanhamento como rentabilidade, lucratividade, identificar gastos que podem ser remanejados, preços que precisam de correção e demais ajustes que se façam necessários.

Realizando este exercício constantemente, é possível acompanhar a saúde financeira da empresa e tomar decisões estratégicas com mais consciência, como por exemplo, se vale a pena investir em novos mercados ou se é necessário corrigir decisões tomadas que não tiveram os resultados desejados.

Como Fazer Meu Fluxo de Caixa?

O ponto de partida, caso você não possua um ERP (Enterprise Resource Planning – software de Planejamento de Recursos Corporativos) que englobe este item, seria a montagem de uma planilha onde os dados serão inseridos e acompanhados.

O ideal é trabalhar com duas planilhas em paralelo. A primeira seria o Fluxo de Caixa Diário, onde são inseridos as entradas e saídas financeiras todos os dias. A segunda é o Fluxo de Caixa Consolidado, na qual todos os dados da primeira planilha são unificados e agrupados em períodos definidos (semanal, mensal…), para serem facilmente analisados.

Fluxo de Caixa Diário

Neste modelo serão inseridos diariamente os movimentos do caixa, a fim de que possamos acompanhar as transações diárias.

Esse acompanhamento diário permite identificarmos gargalos no planejamento, como por exemplo, se os vencimentos dos meus clientes estão de acordo com meu planejamento de saídas de caixa.

Caso haja um descasamento entre as datas dos recebimentos e pagamentos, posso ficar alguns dias sem recursos em caixa, tendo que usar limites de cheque especial com altas taxas de juros, por exemplo. Com esta visão, poderemos negociar as datas de entradas e saídas com os clientes e fornecedores para melhorar o fluxo de caixa.

Além disso, é possível detectar necessidades de caixa, principalmente se conseguirmos projetar este fluxo meses adiante a fim de prever situações de sobra ou necessidade de caixa.

Fluxo de Caixa Consolidado Mensal

Com base nas informações alimentadas no fluxo diário, é possível realizar a consolidação dos dados baseado no plano de contas definido para a minha empresa.

Nele encontraremos as informações que se passaram durante os meses consolidadas por conta, possibilitando uma visão geral em regime de caixa das transações financeiras ocorridas.

O plano de contas pode ser o mesmo utilizado pela contabilidade (em regime de competência), pois possibilitará que se estabeleça o cruzamento entre os dados e trazer mais riqueza de detalhes nas análises. É possível também fazer um planejamento orçamentário, com previsões para depois estabelecer um comparativo com o que foi realmente consolidado.

Planilha de Fluxo de Caixa para Download

Estamos disponibilizando uma planilha em Excel com três abas: o “Fluxo de Caixa Diário”, o “Fluxo Consolidado – Análises” e o “Plano de Contas”. Esta planilha é um exemplo simplificado do que tratamos neste post, com a finalidade de fixar o conceito e ajudar empresas de digital signage a realizar este controle financeiro.

No fluxo diário, cada linha corresponde a uma entrada ou uma saída no caixa da empresa. Ao adicionar uma nova linha, é importante preencher a data, a descrição, o Plano de Contas e o valor da operação.

Ao clicar no campo do Plano de Contas irá aparecer uma caixa de seleção para escolher um item. As opções disponíveis são correspondentes às opções contidas na aba “Plano de Contas”.

As colunas “Fluxo Dia”, “Fluxo Mês”, “Saldo em Caixa”, “Entradas Mês”, “Saídas Mês” e “Empréstimos” são todos calculados automaticamente.

A aba “Fluxo Consolidado – Análises” é a unificação do fluxo diário em um período mensal. Todos os campos são preenchidos automaticamente, baseado nos itens preenchidos no fluxo de caixa diário. Esta aba é para ser utilizado puramente para a análise, no acompanhamento das finanças da empresa e auxílio na tomada de decisões.

Já preenchemos alguns campos da planilha para exemplificar seu funcionamento.

Para quem não tem muita experiência com a parte contábil da empresa, a planilha pode parecer um pouco complicada a princípio, por isso se decidir utilizá-la é importante dedicar um tempo para estudar seu funcionamento.

É necessário certo conhecimento em Excel para poder fazer as alterações necessárias para adequar a planilha à sua empresa.

Clique no link abaixo para baixar a planilha:

planilha fluxo de caixa

Esta planilha é apenas um ponto de partida para pequenas empresas de Digital Signage. O ideal é já considerar uma automatização deste processo com um ERP. Este software auxilia não só nesta parte de fluxo de caixa e análises financeiras, mas também na gestão de sua carteira de clientes e cobranças, por exemplo.

Uma sugestão nossa de ERP de baixo custo é o Superlógica, ou o ContaAzul. Neles você pode fazer o gerenciamento de toda a sua carteira de maneira automatizada e otimizada.


Espero que tenha gostado de nossas dicas. O nosso principal objetivo com este post é auxiliá-lo no início de seu empreendimento ou tornar sua empresa mais profissional.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários que tentarei ajudá-lo. Obrigado pela leitura e até a próxima.

Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Que Fluxo de Caixa, incrível e completo, parabéns pelo ótimo trabalhado de programação, eu não tenho experiências de contáveis a não ser gestão do meu lar, mas consegui entender a planilha rapidamente, muito boa mesmo, parabéns.