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A importância da integração entre setores dentro de uma empresa

Escrito por Autor Convidado

Podemos pensar em uma empresa como um conjunto composto por diversos blocos responsáveis por diferentes funções, as quais auxiliam o funcionamento ideal de todo o conjunto.

Quando o bloco A, responsável pelo recebimento de pedidos, por exemplo, está desalinhado com o bloco B, responsável pelas entregas, é comum ocorrer falhas. Essas falhas, por sua vez, podem gerar inúmeras complicações, como:

  • insatisfação dos clientes pela demora na entrega;
  • queda no faturamento e nos lucros;
  • desorganização de processos;
  • baixa produtividade;
  • aumento de gastos;
  • alto índice de turnover etc.

Percebeu como a falta de integração pode gerar pequenos problemas que se estendem para outros departamentos? Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudá-lo a reconhecer a importância da integração entre os setores de uma empresa.

Ficou interessado? Então continue acompanhando para saber mais!

Melhora da comunicação interna e do clima organizacional

A comunicação interna está diretamente relacionado ao clima organizacional. Se os setores não estão integrados e os colaboradores frequentemente se desentendem entre eles ou com o gestor em razão de ruídos na comunicação, o ambiente não será agradável para convivência, não é mesmo?

Quer um exemplo de solução? Investir em uma TV corporativa!

Entenda os benefícios:

  • alinhe a sua equipe e transmita o que é importante para a empresa;
  • valorize os colaboradores mostrando na TV o funcionário destaque do mês;
  • deixe todos cientes das metas a serem obtidas e dos resultados já alcançados;
  • compartilhe mensagens importantes com os colaboradores e dê o exemplo.

Além dos tópicos mencionados, uma TV corporativa traz outras vantagens, como ser uma fonte visível, estratégica e atrativa para o compartilhamento de mensagens diretas em sua empresa ou em filiais espalhadas pelo mundo.

Otimização dos processos internos e aumento da produtividade

Ter os dados de todos os setores integrados e registrados em um sistema online e seguro garante o aumento da produtividade, já que a otimização dos processos permite que a equipe e o gestor saibam exatamente quais estratégias devem ser mantidas ou alteradas para que haja o aumento da performance empresarial. As falhas, por sua vez, são mais fáceis de serem identificadas.

De modo eficiente, o sistema ERP online permite a integração das áreas financeira, de estoque, de vendas, entre outros, facilitando a rotina da equipe e garantindo a produtividade por meio da organização de processos.

Excelência no atendimento ao cliente

Falhas na comunicação interna acabam influenciando diretamente o atendimento ao cliente. Veja um exemplo: imagine que o setor de compras não está alinhado ao setor de estoque — se o cliente precisar de um produto que está em falta na sua empresa, ele pode não pensar duas vezes antes de optar pelo concorrente, não é?

Um software de gestão possui funcionalidades como controle de estoque integrado às outras áreas, como a de compras. Integrar os diferentes departamentos da empresa possibilita um melhor fluxo de trabalho, o que reflete diretamente na agilidade de atendimento e na satisfação dos consumidores.

Otimização do tempo do gestor e da equipe

Ao integrar os diferentes setores da empresa, evitar ruídos de comunicação e prezar a transparência dos processos, tanto a equipe quanto o empreendedor ganham tempo.

Isso é facilmente visualizado por meio do uso de um sistema ERP online. Se você já trabalhou utilizando planilhas, registro de dados manuais ou qualquer outro método considerado ultrapassado, entende a agilidade que um software traz para a empresa.

Quer um exemplo? O cadastro de clientes, fornecedores, produtos ou serviços: ele é feito de forma simples e rápida utilizando esse sistema, sendo necessário só alguns cliques.

O sistema online, inclusive, permite que qualquer dado seja visualizado a qualquer hora, de qualquer lugar, sendo necessário apenas um dispositivo móvel, acesso à internet e permissão do gestor para acessar os dados. Antes, o que demorava dias para ser feito, hoje pode ser realizado em questão de horas.


Neste artigo apresentamos alguns tópicos relacionados à importância da integração entre setores dentro de uma empresa. Além do que já foi mencionado no artigo, também é recomendado utilizar ferramentas e aplicativos para otimizar a comunicação entre equipe, gestores e clientes.

Agora que você entendeu a importância da integração dos setores de uma empresa, o que acha de utilizar um software de gestão empresarial? Faça um teste gratuito!

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