Mercado Tudo

CES 2016 e o futuro da mídia digital out of home

CES 2016 e o futuro da mídia digital out of home

A CES (Consumer Electronics Show) é considerada a maior feira de tecnologia do mundo. Em sua edição 2016, que aconteceu entre 6 e 9 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, atraiu mais de 170 mil pessoas para acompanhar os principais lançamentos e novidades tecnológicas do ano. Entre smartphones potentes, drones que suportam voos com grandes cargas e tecnologias vestíveis, uma das novidades que mais chamou atenção foi uma TV. Entenda como ela pode ser uma tendência  para o futuro da MDOOH.

A LG apresentou em seu estande um protótipo totalmente funcional de um painel OLED totalmente flexível ou “enrolável”, como a própria empresa batizou, de 18 polegadas e resolução 1200×810. O painel apresenta uma espessura de apenas 1,8 milímetros e pode ser enrolado em um tubo de até 3 centímetros de raio sem afetar sua funcionalidade. Segundo a empresa, em breve será possível reproduzir a tecnologia em painéis de até 50 polegadas.

Com esta novidade apresentada na CES, a LG destaca o que pode ser o futuro da MDOOH. É possível imaginar estes painéis flexíveis instalados em shoppings, hotéis e lojas, de forma mais harmoniosa que as atuais telas utilizadas para digital signage. Sua aplicação será muito interessante para criar verdadeiras experiências de imersão, que maximizam o customer experience (experiência do consumidor).

Além desta grande novidade, as principais marcas do setor também levaram para a CES suas novas TVs Ultra HD, com resoluções de 4k e 8k, ou seja, com quatro e dezesseis vezes a resolução das já disseminadas TVs Full HD. Em comum entre todos os lançamentos, espessuras cada vez menores e bordas quase inexistentes.

Com uma televisão que cada vez se resume mais à tela, as aplicações de MDOOH estarão mais integradas ao ambiente em que estão instaladas, gerando menos poluição visual. Neste cenário, com telas de alta resolução e com cores mais realistas, a qualidade do conteúdo é essencial para atrair a atenção do cliente.

Já parou para pensar como será o mercado de MDOOH e digital signage nos próximos 10 anos? Que tecnologias você gostaria de ver incorporadas mais rapidamente ao setor? Compartilhe conosco nos comentários!

Sobre o autor

Igor Gavazzi Vazzoler

Fundador e Diretor de Inovação da Progic Tecnologia. Engenheiro eletricista pela UFSC com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

1 Comentário