Agora que já apresentamos o que é Menu Board Digital no post “Um tiro certeiro para seu negócio!”, podemos falar um pouco mais sobre esta ferramenta e mostrar as suas vantagens em relação às técnicas utilizadas antigamente.
Veja abaixo, 11 aspectos em que o menu board digital traz benefícios ao seu estabelecimento comercial de alimentos.
Vantagens do Menu Board Digital
1 – Atratividade
O movimento é um imã para o olho, e este é um comportamento automático e involuntário do ser humano. Utilizar vídeos dinâmicos ou imagens de alta qualidade com transições, é uma forma muito mais chamativa de transmitir as informações de seus produtos e promoções.
2 – Diminui o tempo de escolha do cliente
Afinal as opções do cardápio e seus preços são visualizados facilmente pelo consumidor, podendo ajudar em sua escolha e aumentar ainda mais a eficiência operacional do restaurante.
Neste ponto é importante se atentar à produção dos vídeos, para que se tire o maior proveito possível dos menu boards digitais. É necessário prestar atenção em detalhes como o tamanho certo da tela, a quantidade de informações e o tamanho da fonte para que o conteúdo sempre seja acessível aos consumidores. Além disso, o ideal é sempre exibir movimentos nas mídias, para chamar a atenção e se diferenciar de menu boards impressos.
3 – Menor custo e maior flexibilidade para mudar os preços e conteúdos
Quando se trabalha com menu boards tradicionais impressos, para qualquer modificação necessária no conteúdo, como os preços ou percentagens dos descontos, é necessário refazer os posteres e imprimí-los novamente, o que demanda tempo, dinheiro e mão de obra.
Já utilizando um menu board digital, qualquer alteração no conteúdo pode ser feito facilmente através do software de gestão.
4 – As vendas aumentam!
E há várias razões que tornam esta afirmação verdadeira, principalmente para itens promocionais. Seja pela atratividade das telas ou pela facilidade que o consumidor tem em fazer sua escolha, o fato é que um menu board digital aumenta as vendas dos estabelecimentos. Com isto, segundo estudos, o investimento da implantação geralmente se paga em 9 a 18 meses.
5 – Controle centralizado e remoto do conteúdo
Utilizando um software de gerenciamento de conteúdo via web é possível mudar a programação e monitorar todas as telas remotamente e através de qualquer dispositivo conectado à internet.
Este poder e flexibilidade deixa a tarefa de acrescentar um novo aviso aos clientes, como uma alteração de preço ou uma promoção relâmpago por exemplo, muito mais fácil e dinâmica, já que o trabalho necessário de mudar a programação em uma tela é igual ao trabalho de mudar 1000 telas.
6 – Controle global e local ao mesmo tempo!
Com uma ferramenta que contenha a possibilidade de gestão de usuários, é possível permitir que outros colaboradores acrescentem conteúdos na programação de determinadas telas.
Esta característica é especialmente útil para uma rede de franquias, por exemplo. Enquanto há uma programação global para todos os estabelecimentos, atribuída pelo usuário principal, é possível dar o poder para sub-usuários (os gestores de uma franquia) acrescentarem algumas mídias nas telas instaladas apenas em seu estabelecimento, ou mesmo definirem preços específicos de sua localidade.
7 – Aumento da eficiência operacional
Se temos uma diminuição do tempo e do orçamento necessário para gerenciar, monitorar e modificar os menu boards, temos um aumento na eficiência operacional quando migramos para o digital.
8 – Programação que muda durante o dia automaticamente
Utilizando uma ferramenta de gestão de conteúdos com a funcionalidade de agendamento de horários, é possível programar a inserção de determinadas mídias em horários específicos do dia.
Um exemplo interessante de utilização desta função é agendar a inserção de vídeos com as opções de sobremesas na programação, iniciando a exibição poucos minutos depois do horário de pico do restaurante, fast-food, etc., chamando a atenção do cliente que já realizou a refeição para agora comprar a sobremesa.
Esta funcionalidade permite também a modificação completa da programação de vídeos durante o dia automaticamente. Para um estabelecimento que oferece almoço e café da tarde, por exemplo, é possível configurar as telas para que exibam os vídeos correspondentes dos produtos oferecidos nos horários correspondentes.
9 – Fazer branding, com comunicação atrativa e ambiente moderno
Reforçar a imagem de sua empresa é essencial para aumentar o reconhecimento e o prestígio da marca, e poder fazer isto com a mesma ferramenta utilizada para exibir o menu do seu restaurante é bom demais pra ser verdade. Além disso, segundo estudo da Samsung, a sinalização digital é uma das formas mais eficientes de se fazer branding.
10 – Reduzir a percepção de espera nas filas
Já mostramos que Digital Signage pode diminuir a percepção de espera que os clientes têm quando estão nas filas. Mas para isto realmente acontecer é necessário que os vídeos exibidos sejam interessantes, e provavelmente o menu não se encaixa neste requisito.
Assim, uma forma de tirar proveito desta característica é instalar uma tela perto do caixa, com uma programação específica para as pessoas esperando na fila, com conteúdos interessantes diversos, como notícias, previsão do tempo, tabela do campeonato brasileiro, etc. Uma outra opção para fazer a mesma coisa é a utilização de molduras, que são áreas nas laterais do vídeos que podem conter estes tipos de conteúdos.
11 – Informar consumidor sobre alimentos alérgicos
Este pode ser um diferencial que seu estabelecimento pode oferecer para mostrar que se importa com o consumidor, além de ser uma tendência a obrigatoriedade de exibir as informações sobre os ingredientes dos produtos, principalmente os que contém substâncias alérgicas, como glúten, amendoim, lactose, etc.
No Reino Unido, por exemplo, é obrigatório exibir as informações de alimentos alérgicos, inclusive naqueles vendidos sem embalagens.
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