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Erros em Vendas para Evitar em 2018

erros em vendas 2018
Escrito por Autor Convidado

O ano que se inicia promete ser de muitos desafios para empresas de vários setores. E a área comercial sempre é termômetro de sucesso. Por isso apresentaremos aqui dicas que ajudarão a identificar os erros em vendas para evitar em 2018.

As medidas que ajudarão a alcançar bons resultados nas vendas, navegam entre posturas simples e até investimentos estruturais na empresa. Muitos erros acontecem devido a ausência de ferramentas básicas de gestão, por exemplo, e deve ser uma das primeiras coisas a mudar.

Mas, vamos seguir para uma lista de erros que precisam ser evitados nas vendas em 2018.

# – 1 Evitar indelicadeza com os clientes

Erro dos mais grosseiros. Muitos vendedores confundem o convencer clientes, com ser inoportuno. Essas definições devem ser claras ao time de vendedores. Principalmente nos dias de hoje, nos quais os clientes vão em busca dos produtos que precisam.

Seja em pontos de vendas ou em escritórios comerciais, a dica é a mesma: sensatez. Evite e-mails insistentes, ligações constantes, lembre-se que hoje clientes corporativos tem suas programações de compras, são guiadas por sistemas ERP bem eficientes.

Em lojas físicas não há mais espaço para vendedores que fungam a nuca do cliente, metralhando informações vazias sobre os produtos. O consumidor sabe o que procura, e solicitará ajuda ao vendedor quando necessário.

# – 2 Transparência no processo de venda

Com a quantidade de informações disponíveis na internet, seja desonesto durante a venda é outro equívoco. Suas estratégias de convencimento do cliente devem ser outras. Invista em sólidos serviços de marketing digital para atrair novos clientes, por exemplo, mas não apele para propagandas enganosas. A notícia que seu estabelecimento não cumpre com o que diz, correrá muito rápido. Posturas como essas é prejuízo na certa.

# – 3 Falta de investimentos em tecnologia

Não investir em novas tecnologias é um erro crucial. Para competir deverá estar no mesmo patamar de outros concorrentes. Isso não quer dizer que precisa copiar a estratégia da concorrência, mas deverá no mínimo possui ferramentas tecnológicas similares.

A aquisição de sistemas de controle vendas é comum a empresas em vários segmentos. São eficientes e dão agilidade e consolidam dados importantes para traçar perfis de clientes. Sem softwares como esse, sua empresa fica para trás em 2018.

Vale mencionar que esses investimentos devem ser acompanhados de qualificação do pessoal. A equipe precisa ser preparada para trabalhar com as inovações que a empresa adquirir na intenção de melhorar os procedimentos.

# – 4 Falta do pós-venda

O pós-venda é uma das estratégias principais nas relações comerciais entre empresas, por exemplo. É a fase de análise e verificar com o cliente se existe algo para melhorar na prestação de serviço, ou no produto comercializado.

É importante lembrar que pós-venda não é momento para fechar novos negócios, e sim, de passar confiança ao cliente, mostra que estará sempre presente. O pós-venda é a etapa de consolidar a parceria com seus clientes.

Os bons gestores de pós-vendas saberão se portar de forma assertiva. Caso precise, contrate um experiente profissional da área.

# – 5 Não oferecer descontos

Ser inflexível nos valores ou condições de pagamento é um dos erros em vendas para evitar em 2018. É importante lembrar que o país se recupera de período de sanções econômicas, então não oferece contrapartidas em negociações comerciais, não é postura adequada.

Caso não consiga mexer no preço do produto ou serviço, ofereça formas diferentes na cobrança. Também poderá fornecer outras peças promocionais para mostrar sua boa vontade em realizar o negócio.

A intransigência em vendas não é bem-vinda por nenhum cliente, seja ele consumidor comum ou empresas maiores. Manter essa relação saudável, lhe renderá sucesso em 2018 e nos anos que se seguem.

Outras recomendações

Todo inicio de ano é importante reavaliar muitas estratégias de negócios. É relevante juntar-se com colaboradores e seus gestores para captar ideias que possam se somar aos objetivos da empresa. O olhar de quem está na ponta da venda é significativa.

Considere realizar os investimentos mencionados acima: novas ações em marketing digital e adquirir ERP web. esses potencializarão seus procedimentos, e certamente ajudarão a empresa nos novos desafios do ano que surge. Desejamos boa sorte e sucesso.

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