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Tecnologia aplicada nas empresas: conheça algumas possibilidades

Escrito por Autor Convidado

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a consultoria IDC, o mercado de TI (que engloba hardwares, softwares e serviços) no Brasil teve um crescimento de 4,5% em 2017. Os dados podem ser conferidos no site da associação.

Percebemos que a aplicação de elementos tecnológicos no meio empresarial deixa de ser uma opção para tornar-se uma necessidade e um diferencial competitivo. E você sabe quais são as possibilidades tecnológicas para implantar em sua empresa? Já ouviu falar sobre automação comercial?

Neste artigo abordamos alguns tópicos para esclarecer como a tecnologia pode fazer parte do dia a dia empresarial e servir como auxílio em diversas áreas. Confira!

Aposte na automação comercial

A automação comercial pode ser definida como a aplicação de elementos tecnológicos ou a adoção de outros métodos para otimizar o desempenho de setores de uma empresa, como o administrativo ou o operacional.
Ela pode ser implantada aos poucos por meio de softwares, máquinas operatrizes ou outro tipo de equipamento. Por meio da automação comercial (e dependendo do método adotado) é possível:

• reduzir custos;
• aumentar a produtividade;
• otimizar o fluxo de trabalho;
• reduzir falhas humanas nos processos;
• otimizar o tempo da equipe e do gestor.

Utilize softwares de gestão para melhorar os processos

Softwares têm se mostrado muito útil quando se trata de organização de processos e gestão geral. Aqui abordamos alguns tópicos para esclarecer as funções de dois softwares essenciais para a gestão empresarial e para a gestão de relacionamento com o cliente.

1. Software de gestão empresarial

Gestores conhecem as dificuldades de controlar diversas áreas de uma empresa e sabem que utilizar métodos manuais demanda muito tempo dos colaboradores.
Agora imagine ter um programa de computador — o qual é um ERP online e, portanto pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora — para auxiliar a equipe a organizar os processos internos automaticamente por meio de um sistema integrado de:

controle financeiro;
• contas a pagar e a receber;
• controle de estoque;
• cadastro de produtos, clientes e fornecedores;
• emissão de notas fiscais;
• entre outros.

Facilitaria muito, não é mesmo?

2. Software de gestão de relacionamento com o cliente

As empresas estão investindo cada vez mais em marketing e em parcerias com os consumidores, tentando se aproximar deles por meio de campanhas de divulgação ou atendimentos personalizados. Clientes bem atendidos sempre voltam.
A experiência que o consumidor tem durante a pré-compra, a compra e a pós-compra vai determinar se ele voltará a fazer negócio ou escolherá um concorrente da próxima vez.
Um software de gestão de relacionamento com o cliente, ou software de CRM, registra as informações de todos os consumidores e as interações com eles. É possível saber:

• se algum produto ou serviço já foi oferecido;
• quantas ocorrências há com cada cliente;
• quanto tempo levou para solucionar determinado problema.

Ninguém gosta de ficar repetindo dados ou explicando a mesma situação diversas vezes, não é? Quanto mais personalizado for o atendimento, mais o consumidor se sentirá próximo da empresa.

Conheça outras soluções

Muitos aplicativos são utilizados para otimizar ainda mais o fluxo de trabalho e a comunicação da equipe. Com o Trello, por exemplo, é possível organizar diversas listas e criar cartões para cada tarefa, assim a equipe saberá o que já foi feito, o que está em andamento e o que deverá ser realizado. Identifique um problema e pesquise por um aplicativo que possa ser útil — há muitas ferramentas gratuitas disponíveis.

E o que você acha de outras opções como uma TV Corporativa? É uma solução que oferece uma comunicação estratégica, direta, atrativa e abrangente, sendo possível divulgar informações para filiais do mundo inteiro em poucos minutos.

Se você trabalha com comidas ou bebidas, seja em uma cafeteria, em um bar ou em uma franquia de fast-food, uma opção para atrair o público e auxiliar a decisão de compra é utilizar um Menu Board Digital. De forma estratégica, vídeos e fotos podem ser exibidos em alta qualidade e de maneira dinâmica.

Percebemos como a tecnologia pode ser implantada nas empresas por meio de diferentes métodos. Comece aos poucos com as opções mais adequadas às necessidades da companhia.

E então, já sabe das possibilidades de aplicação de tecnologia nas empresas?

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