Guest Posts

O que é Outsourcing: dicas de Gestão Comercial

outsourcing
Escrito por Autor Convidado

Outsourcing é um termo em inglês muito utilizado ultimamente, mas que nem todo mundo sabe exatamente o que significa e por isso costuma causar confusão.  A tradução realizada livremente tem sido a de terceirização, mas não é apenas isso.

No Brasil, quando falamos em terceirização pensamos nas atividades rotineiras, que são distantes hierarquicamente da atividade essencial da empresa. Normalmente os serviços terceirizados são limpeza, segurança, transporte, entre outros. São atividades importantes para o dia-a-dia da empresa, mas que não estão relacionadas aos aspectos estratégicos dela. E o outsourcing não é exatamente isso.

O que é outsourcing?

No mundo moderno a competitividade entre as empresas está bastante acirrada e as corporações, independente do porte, acabaram sendo obrigadas a recriar um modelo de negócios mais eficiente e adaptar o funcionamento interno para tornarem-se mais eficazes. O outsourcing foi uma das maneiras encontradas.

Outsourcing é um tipo de terceirização sim, mas de atividades essenciais, estrategicamente falando, para a empresa. É quando a corporação decide contratar outra empresa para realizar atividades como a gestão financeira, sistema de informação e tecnologia, marketing, etc, as quais a contratante não seja especialista ou não tenha estrutura para realizar dentro do ambiente empresarial, e assim pode concentrar o foco de seus funcionários nas atividades em que sua empresa faz melhor, como a fabricação de algum produto ou a prestação dos serviços.

Vantagens do outsourcing

No outsourcing a empresa delega atividades importantes para empresas ou profissionais especialistas na área para que cada setor seja gerenciado pela melhor equipe possível, tornando-se mais eficiente. O lema das empresas hoje em dia é “concentre-se naquilo que sua empresa faz de melhor e delegue o restante para especialistas do mercado”.

Hoje em dia esse processo de outsourcing está voltado para uma parceria estratégica entre contratado e contratante que visa o resultado inovador, gerando oportunidades. O ideal é que o relacionamento seja mutuamente benéfico em médio e longo prazo.

O outsourcing traz diversas vantagens para a empresa, podendo ser enxergado como uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. A principal delas é o aumento da rentabilidade da empresa através da redução de custos e do aumento da produtividade, permitindo a disponibilização de tecnologia e profissionais de ponta sem a obrigatoriedade de fazer grandes investimentos.

Hoje em dia existem diversos profissionais especialistas no mercado à disposição para auxiliar sua empresa diante de suas necessidades, e a contratação terceirizada facilita a parceria com esses profissionais. Com o outsourcing a empresa pode explorar novos mercados, permitindo a construção de uma estrutura mais flexível e se adaptar mais facilmente ao dinamismo exigido atualmente dos negócios.

Desvantagens do outsourcing

O risco apresentado por essa ferramenta para as empresas está na contratação de prestadores de serviços que não sejam especialistas. É importante ter atenção à qualidade do serviço prestado e inserir a empresa contratada à cultura e estratégia da contratante para evitar equívocos e a oferta de atividades de forma distinta da que a empresa necessita. A empresa contratante deve buscar parcerias com experiência no mercado, que sejam referências nas áreas contratadas. Outra situação que precisa ser observada é evitar que a contratante se torne excessivamente dependente da contratada, perdendo totalmente os conhecimentos técnicos.

É essencial que a empresa contratante elabore uma estratégia e defina as atividades que podem ser terceirizadas e selecione as prestadoras que ofereçam os melhores serviços com soluções que possibilitem o acompanhamento das atividades.

Como aplicar o outsourcing na sua empresa

Existem diversas atividades que podem ser terceirizadas para otimizar a produtividade e a rentabilidade das empresas.

Uma das maneiras bastante eficientes é a contratação de um sistema ERP que permite gerenciar diversos setores da empresa de maneira unificada e fácil. Com o Sistema ERP você conseguirá realizar o controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, vendas e recebimentos, pagamentos futuros, fluxo de caixa, além de poder gerar relatórios que demostram a situação da empresa em tempo real e futuro, com projeções e comparativos que permitem negociações mais eficientes e auxiliam na tomada de decisões importantes para a empresa, mantendo o controle financeiro em dia.

Como você pode ver, o outsourcing é muito mais do que apenas uma terceirização. Ele deve ser pensado como um processo de transformação estratégica. Aproveite os benefícios proporcionados por essa ferramenta de gestão e permita que sua empresa faça mais daquilo em que ela é a melhor.

Sobre o autor

Autor Convidado

Deixe seu comentário