Escolher um software para Digital Signage não é uma tarefa simples.
A decisão de qual programa utilizar para controlar suas telas de sinalização digital irá impactar em vários aspectos da sua operação.
Desde a facilidade em criar a programação de cada tela, através de diversos recursos para otimizar este processo, até aspectos relacionados ao hardware, como a simplicidade de fazer a instalação, a manutenção e o monitoramento de seus equipamentos.
Por isso, é fundamental que esta escolha se dê através de um processo analítico.
Você deve listar as necessidades de seu projeto, conhecer e estudar os diversos fornecedores do mercado, selecionar os melhores softwares, testá-los e analisar qual deles mais se adapta às suas necessidades.
Mas antes…
O que é um Software para Digital Signage?
Para quem está começando e não sabe o que é um software de gerenciamento de digital signage, podemos resumir dizendo que é um sistema que centraliza o controle da programação das telas de uma rede de sinalização digital.
Com os players conectados à internet e com um programa de digital signage, você será capaz de gerenciar remotamente os conteúdos que cada tela da sua rede irá exibir.
Além disto, todos seus conteúdos serão armazenados na nuvem, você poderá monitorar cada ponto em tempo real, gerar relatórios de exibição, criar seus próprios conteúdos e usufruir de mídias prontas e recursos avançados, como molduras e conteúdos com informações dinâmicas (feeds RSS).
Para entender melhor como funciona um sistema de digital signage e todos seus elementos, veja nosso post:
Quando Preciso Contratar um Programa para Digital Signage?
É muito comum encontrar operadores de TV Indoor, TV Corporativa, TV no ponto de venda e outras aplicações de Digital Signage trabalhando com pen-drives, DVD Players ou computadores improvisados para reproduzir a programação das telas.
Na minha opinião, a única situação que vale a pena operar desta forma é se você possui uma ou duas telas, que estão próximos do seu local de trabalho e que exibem sempre os mesmos conteúdos, ou seja, não necessitam de atualizações na programação.
Qualquer coisa acima disto já requer um software para digital signage.
Resumindo:
- Se você gerencia várias telas, é essencial contar com um software para monitorá-las à distância.
- Se as telas estão distantes entre si, fica inviável se deslocar diariamente para monitorá-las ou atualizar seus conteúdos.
- Se precisar atualizar a programação constantemente, os gastos com deslocamento e recursos humanos para ir em cada tela modificar a playlist será maior que os gastos da mensalidade do software para sinalização digital.
Se você trabalhar com venda de anúncios então, além de todos os pontos citados anteriormente, é essencial que você conte com os relatórios de exibição para provar que os vídeos de seus clientes foram devidamente veiculados.
6 Passos para Escolher o Software para Digital Signage Certo
Agora vamos aos 6 passos prometidos para escolher o software mais adequado para a sua aplicação:
1 – Defina Suas Necessidades
O primeiro passo é conhecer bem seus objetivos com um sistema de digital signage e quais são as principais necessidades que o software precisa atender. Para isto, comece respondendo as seguintes perguntas:
- Qual será a minha aplicação? TV Corporativa? TV no ponto de venda? Mídia indoor digital para vender anúncios? TV na sala de espera?
- Em quantos locais vou instalar as telas? A programação de cada tela será diferente?
- Estes locais ficam próximos do meu local de trabalho? Consigo agir rapidamente em caso de problemas? Consigo monitorar todos os pontos, todos os dias e pessoalmente?
- Qual será a frequência de atualização da programação? Diariamente? Uma vez por semana? Indeterminada?
- Quem será o responsável pela produção dos conteúdos?
- Preciso de conteúdos prontos para facilitar a criação da programação?
- O software precisa ter um criador/editor de conteúdos integrado?
- Preciso inserir conteúdos em horários específicos? (campanhas promocionais, venda de anúncios, mensagens pontuais…)
- Quantas pessoas irão gerenciar o sistema? Preciso de níveis de permissões diferentes?
- A segurança da informação e do acesso ao sistema é um ponto crítico?
- Quanto espaço disponível para conteúdos preciso no sistema? E a taxa de transferência de dados? Consigo estimar estas informações?
- Vou precisar de relatórios de comprovação de exibição das mídias?
Com a maioria destas respostas em mente você já terá uma boa ideia de suas necessidades e o que um software para digital signage precisa ter.
2 – Conheça as Características Básicas de um Software para Digital Signage
Cada aplicação de digital signage necessita de recursos diferentes.
Por exemplo, para TV Corporativa a geração de relatórios de exibição das mídias não é uma característica essencial, a não ser que seja necessário fazer auditorias e mostrar relatórios do que é veiculado neste canal para seus superiores.
Já para operadores de MDOOH que vendem anúncios, a geração de relatórios é uma característica extremamente importante, pois é a melhor forma de comprovar a exibição das vinhetas dos clientes.
No entanto, há características que são fundamentais para qualquer aplicação de digital signage. São elas:
- Permitir a criação de playlists e campanhas
- Exibir os dados dos players em tempo real (status da rede, conteúdo exibido, etc.)
- Aceitar o upload dos formatos mais comuns de vídeo e imagem
- Aceitar o uso de molduras
- Aceitar o uso de feeds RSS
- Ser um Software Web (acessado por qualquer browser através de login e senha)
- Ter um sistema de gerenciamento e backup de conteúdos na nuvem (cloud) ou em servidor próprio (appliance)
- Interface fácil de usar
3 – Identifique as Características Avançadas que sua Aplicação Necessita
Agora que você já conhece os recursos que qualquer software para mídia indoor digital precisa ter, é hora de pesquisar quais deles suprem as necessidades específicas da sua aplicação. Citando algumas delas:
- Disponibilidade de biblioteca de conteúdos prontos
- Editor e criador de conteúdos integrado ao Software, incluindo uma galeria de elementos gráficos para auxiliar nessa criação
- Gerenciamento de usuários e permissões
- Geração de relatórios de exibição de conteúdos
- Geração de relatórios de diagnóstico de hardware
- Preocupação com a segurança da informação do sistema
- Conteúdos interativos
- Conteúdo georreferenciado
Além disso, é importante prestar a atenção em recursos do software que são para facilitar a operação do sistema no dia-a-dia do usuário.
4 – Encontre e Estude as Principais Empresas de Digital Signage do Mercado
Depois de conhecer e fazer um checklist de todas as funcionalidades que precisará utilizar no software de sinalização digital, você já pode começar a procurar e comparar as principais fornecedoras desta solução existente no mercado.
Obviamente a Progic já deve estar na sua lista de empresas para análise, mas encorajamos que você selecione outros fornecedores também. Compare as soluções e avalie o melhor custo-benefício para decidir qual solução é a mais adequada para suas necessidades.
5 – Teste o Software das Empresas Selecionadas
Este é um ponto essencial do processo de escolha.
No mercado de SaaS (software as a service), é fundamental que a empresa ofereça um período de teste gratuito de sua solução, principalmente se tratando de um Software para Digital Signage.
Invista tempo nos testes.
Simule uma operação normal que acontecerá no dia-a-dia de sua empresa. Teste todas as características que você precisará utilizar. Avalie a usabilidade do software, a facilidade da operação e a documentação disponível para auxiliar seu aprendizado. Se necessário, já teste o suporte técnico também.
6 – Conheça os Preços e Entenda o Valor
Neste mercado existe até software para digital signage gratuito.
Parece tentador, mas lembre-se que “não existe almoço grátis”. Provavelmente os recursos são limitados, não há documentação e a empresa cobra por updates e suporte técnico.
Por isso é essencial que você faça a sua lição de casa. Liste as funcionalidades que você precisa, selecione as melhores empresas e teste as suas soluções.
Assim, você estará mais apto para entender o valor de cada solução e compará-las entre si. Assim, você estará comparando “banana com banana” e entenderá por que uma solução é mais cara ou mais barata do que a outra.
Espero que tenha gostado das dicas.
Se você fizer todos estes passos, com certeza a sua decisão sobre qual software para digital signage usar será mais consciente. Você provavelmente irá escolher o software com o melhor custo-benefício para suas necessidades.
E como eu disse anteriormente, não existe almoço grátis… 😀
Escrevi este post passando minha opinião e meu conhecimento deste mercado para auxiliá-lo em sua escolha, mas também para apresentar a solução da Progic.
A Progic possui umas das mais completas soluções de Digital Signage do mercado e que você deve conhecer melhor antes de tirar seu projeto do papel.
O Progic Manager é um software de gerenciamento com diversas funcionalidades básicas e avançadas, incluindo o Creative, uma ferramenta de criação de conteúdos integrada.
Além disto a nossa solução conta com um pacote de conteúdos prontos para uso, facilitando a criação da sua programação.
E para finalizar, temos o Progic Player que é o único player do mercado desenvolvido e fabricado aqui no Brasil e específico para esta aplicação. É um equipamento plug-and-play, feito para funcionar de forma autônoma e 24/7.
Todos estes elementos juntos irão facilitar a instalação e a operação de sua rede de Digital Signage.
Visite nosso site e conheça melhor nossa Solução de Digital Signage.
Valeu cara, muito agradecido pelo seu post. Abraços