Para qualquer estabelecimento que tenha uma sala de espera, quanto menor for o tempo que o cliente tenha que aguardar o atendimento, obviamente, melhor. Porém, muitas vezes é inevitável que haja algum atraso e o cliente tenha que esperar alguns minutos para ser atendido.
Mas o que pode ser visto apenas como um problema para alguns, pode ser tratado como uma oportunidade para outros. Atualmente, o tempo e a atenção das pessoas é um dos bens mais valiosos para as empresas e este período de espera é um ótimo momento para se comunicar com elas.
Assim, uma excelente forma de realizar esta comunicação é através de TVs instaladas nestes ambientes, reproduzindo uma programação própria do estabelecimento.
TVs na Sala de Espera
O objetivo não é fazer o cliente ficar mais na sala de espera, mas sim, transformar aqueles momentos torturantes de tédio em uma experiência mais agradável, leve e talvez até enriquecedora para o usuário.
E isto se mostra ainda mais crítico quando estamos falando em hospitais, clínicas ou consultórios médicos e odontológicos ou qualquer outro centro de atendimento de saúde. Nestes casos, os pacientes geralmente ficam mais ansiosos, estressados e angustiados aguardando a sua vez de ser atendido.
Com a utilização de TVs na sala de espera com vídeos próprios é possível reduzir a angustia e a percepção de tempo de espera através de entretenimento, vídeos institucionais, conteúdo educacional entre outros.
Veja abaixo 6 vantagens de utilizar a TV para ambiente de espera, aplicação também conhecida como Digital Signage, mídia indoor ou TV Corporativa para salas de espera.
1 – Moderniza o Ambiente
A sala de recepção e a sala de espera são os primeiros contatos que o cliente tem com seu estabelecimento. Por isso, há elementos essenciais para estes espaços. Um ambiente bonito, organizado, com boa iluminação e moderno irá causar uma ótima primeira impressão.
Inclusive, este primeiro contato pode influenciar na percepção que o cliente tem sobre a qualidade de todo o serviço prestado pela empresa.
2 – Diminui a Sensação de Espera
A TV na sala de espera oferece entretenimento para o cliente, fazendo que ele não fique pensando na espera em si. Uma empresa americana realizou um estudo e afirma que a redução na percepção de espera que as TVs podem causar chega a até 35%.
“Occupied time feels shorter than unoccupied time” – David Maister, Psicólogo
3 – Oferece Entretenimento
Os jornais e as revistas são presenças garantidas em salas de espera, não é mesmo? E tem que ser assim, pois várias pessoas gostam de ler nestes ambientes e já esperam encontrar os impressos lá.
O bom das revistas em ambiente de espera é que elas geralmente são bem atuais, no máximo do mês passado… só que não, né?! O último salão de beleza que fui encontrei uma pérola de 2007 lá, falando de jogos Pan-Americano e tudo. Me senti em um sebo.
A TV na área de espera, além de diversificar as formas de entreter o usuário, pode exibir conteúdos ligados a um feed RSS. Estes conteúdos se atualizam automaticamente e podem ser de grandes portais de notícias.
Neste ponto há diversos outras opções também. Desde filmes e documentários até algo mais visual como espetáculos do Cirque du Soleil. Aí vai de acordo com o que mais agrada seu público.
4 – Informa
E não é só para distrair que a TV na sala de espera pode ser utilizada. Também é possível exibir conteúdos informativos, como por exemplo os outros serviços do estabelecimento, horário de funcionamento ou as dúvidas mais frequentes dos clientes.
5 – Reforça a Imagem da Empresa
E por que não utilizar este canal para fazer branding de seu estabelecimento? Vídeos institucionais mostrando os colaboradores e os processos da empresa, além de demonstrar profissionalismo, irá fazer com que os clientes se sintam mais próximos da equipe.
6 – Educação e Promoção da Saúde
Em centros de atendimento de saúde, o período que os usuários permanecem em ambientes de espera é uma excelente oportunidade de promover a saúde.
Exibir conteúdos com dicas e informações relevantes da área de atuação do negócio será um diferencial oferecido para o paciente. Além disto, esta prática desenvolverá uma prática educativa e preventiva de saúde em prol da humanização nos ambientes de espera.
Viu só quantas vantagens? Através da utilização de Digital Signage na sala de espera, sua empresa diminuirá a tédio e a ansiedade de seus clientes enquanto entretêm com conteúdos relevantes e dinâmicos.
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