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6 Vantagens de Utilizar TVs na Sala de Espera

Escrito por Daniane Bergamini

Para qualquer estabelecimento que tenha uma sala de espera, quanto menor for o tempo que o cliente tenha que aguardar o atendimento, obviamente, melhor. Porém, muitas vezes é inevitável que haja algum atraso e o cliente tenha que esperar alguns minutos para ser atendido.

Mas o que pode ser visto apenas como um problema para alguns, pode ser tratado como uma oportunidade para outros. Atualmente, o tempo e a atenção das pessoas é um dos bens mais valiosos para as empresas e este período de espera é um ótimo momento para se comunicar com elas.

Assim, uma excelente forma de realizar esta comunicação é através de TVs instaladas nestes ambientes, reproduzindo uma programação própria do estabelecimento.

TVs na Sala de Espera

O objetivo não é fazer o cliente ficar mais na sala de espera, mas sim, transformar aqueles momentos torturantes de tédio em uma experiência mais agradável, leve e talvez até enriquecedora para o usuário.

E isto se mostra ainda mais crítico quando estamos falando em hospitais, clínicas ou consultórios médicos e odontológicos ou qualquer outro centro de atendimento de saúde. Nestes casos, os pacientes geralmente ficam mais ansiosos, estressados e angustiados aguardando a sua vez de ser atendido.

Com a utilização de TVs na sala de espera com vídeos próprios é possível reduzir a angustia e a percepção de tempo de espera através de entretenimento, vídeos institucionais, conteúdo educacional entre outros.

sala de recepção

Veja abaixo 6 vantagens de utilizar a TV para ambiente de espera, aplicação também conhecida como Digital Signage, mídia indoor ou TV Corporativa para salas de espera.

1 – Moderniza o Ambiente

A sala de recepção e a sala de espera são os primeiros contatos que o cliente tem com seu estabelecimento. Por isso, há elementos essenciais para estes espaços. Um ambiente bonito, organizado, com boa iluminação e moderno irá causar uma ótima primeira impressão.

Inclusive, este primeiro contato pode influenciar na percepção que o cliente tem sobre a qualidade de todo o serviço prestado pela empresa.

2 – Diminui a Sensação de Espera

A TV na sala de espera oferece entretenimento para o cliente, fazendo que ele não fique pensando na espera em si. Uma empresa americana realizou um estudo e afirma que a redução na percepção de espera que as TVs podem causar chega a até 35%.

“Occupied time feels shorter than unoccupied time” – David Maister, Psicólogo

3 – Oferece Entretenimento

Os jornais e as revistas são presenças garantidas em salas de espera, não é mesmo? E tem que ser assim, pois várias pessoas gostam de ler nestes ambientes e já esperam encontrar os impressos lá.

O bom das revistas em ambiente de espera é que elas geralmente são bem atuais, no máximo do mês passado… só que não, né?! O último salão de beleza que fui encontrei uma pérola de 2007 lá, falando de jogos Pan-Americano e tudo. Me senti em um sebo.

A TV na área de espera, além de diversificar as formas de entreter o usuário, pode exibir conteúdos ligados a um feed RSS. Estes conteúdos se atualizam automaticamente e podem ser de grandes portais de notícias.

noticias atualizadas

Neste ponto há diversos outras opções também. Desde filmes e documentários até algo mais visual como espetáculos do Cirque du Soleil. Aí vai de acordo com o que mais agrada seu público.

4 – Informa

E não é só para distrair que a TV na sala de espera pode ser utilizada. Também é possível exibir conteúdos informativos, como por exemplo os outros serviços do estabelecimento, horário de funcionamento ou as dúvidas mais frequentes dos clientes.

5 – Reforça a Imagem da Empresa

E por que não utilizar este canal para fazer branding de seu estabelecimento? Vídeos institucionais mostrando os colaboradores e os processos da empresa, além de demonstrar profissionalismo, irá fazer com que os clientes se sintam mais próximos da equipe.

ambiente de espera

6 – Educação e Promoção da Saúde

Em centros de atendimento de saúde, o período que os usuários permanecem em ambientes de espera é uma excelente oportunidade de promover a saúde.

Exibir conteúdos com dicas e informações relevantes da área de atuação do negócio será um diferencial oferecido para o paciente. Além disto, esta prática desenvolverá uma prática educativa e preventiva de saúde em prol da humanização nos ambientes de espera.

blog da saude


Viu só quantas vantagens? Através da utilização de Digital Signage na sala de espera, sua empresa diminuirá a tédio e a ansiedade de seus clientes enquanto entretêm com conteúdos relevantes e dinâmicos.

Espero que tenha gostado destas ideias. A Progic possui uma solução completa de TV para sala de espera, com hardware plug and play, software de gerenciamento de conteúdos e diversos vídeos prontos para uso. Acesse nosso site e conheça mais nossa solução.

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Sobre o autor

Daniane Bergamini

Sócia e Diretora de Operações da Progic. Formada em engenharia de alimentos pela UFSC com MBA em gestão industrial pela FGV.

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