Aplicações Materiais Mercado Tudo

Infográfico – 17 Razões para usar TV para Merchandising no Ponto de Venda

merchandising no ponto de venda
Escrito por Eric Vazzoler

Digital signage é uma das mais fortes tendências atuais para o comércio varejista mundial. São tantas vantagens que é impossível pensar em merchandising no ponto de venda e não considerar a utilização das TVs.

Se forem bem utilizadas, em posições estratégicas e com conteúdo chamativo, as telas irão se tornar “vendedores silenciosos”, auxiliando a jornada de compra do consumidor e potencializando qualquer ação promocional nas lojas físicas.

Regina Blessa, especialista no assunto e presidente do Instituto de Estudos em Varejo, escreveu a seguinte frase em seu livro “Merchandising no Ponto-de-Venda”:

“…o merchandising bem feito numa loja traz as seguintes vantagens: aumenta a média geral de vendas e o índice de compra por impulso; desenvolve a fidelidade dos consumidores à loja; atrai novos clientes e aumenta os lucros”.

Neste infográfico, iremos mostrar estatísticas baseadas em estudos que provam as vantagens de utilizar esta prática nas lojas, também conhecida como in-store mídia.

Boa leitura.

(Clique na imagem para ver o Infográfico no tamanho ideal)

digital signage para pdv

 

 


Incorpore este infográfico em seu site:

Abaixo segue uma transcrição em texto do infográfico com as vantagens do merchandising no ponto de venda, acompanhado das fontes:

A Sinalização Digital (Digital Signage) é uma das formas mais atraentes para fazer merchandising no ponto de venda. Além de potencializar as ações promocionais, as TVs instaladas nas lojas modernizam o ambiente e melhoram a experiência do consumidor. Veja abaixo 10 estatísticas que provam a efetividade desta aplicação.

O mercado de Digital Signage em lojas de varejo irá crescer de 6 bilhões de dólares em 2013 para $27,5 bilhões até 2018. Isto resulta em uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 37,5% em 5 anos. Fonte 1:

Mais de 60% das compras realizadas dentro da loja são espontâneas. Um merchandising no pdv de qualidade faz toda a diferença para estas compras. Fonte 2: http://www.advisium.net/img/Shopper_Marketing_Excellence.pdf

74% dos empresários varejistas acreditam que um ambiente que proporcione uma experiência engajadora no ponto de venda é essencial para o futuro do negócio. Fonte 3: http://www.marketingcharts.com/traditional/3-in-4-retailers-see-improved-in-store-customer-experience-as-critical-22456/attachment/motorola-future-of-retail-in-5-years-june2012png/

63% das pessoas afirmam que propagandas em telas de Digital Signage chamam sua atenção. Superior a todas as outras formas de propaganda. Fonte 4:

85,7% dos empresários varejistas britânicos que utilizam telas de Digital Signage perceberam benefícios ao reconhecimento da marca. 84% perceberam aumento das vendas. Fonte 5: http://www.samsung.com/ie/business/b2b/pdfs/white_papers/guide_to_retail_digital_signage.pdf

68% dos consumidores de fato adquiriram um produto ou serviço por causa de alguma sinalização que chamaram sua atenção. 7 de cada 10 consumidores associam a qualidade da sinalização da loja com a qualidade dos produtos76% dos consumidores entrariam em uma loja que eles nunca haviam entrado antes baseado puramente na atratividade da sinalização de sua fachada. Fonte 6: http://about.van.fedex.com/blog/whats-your-sign-not-just-a-conversation-opener/

É uma ótima forma de atingir o público mais jovem, pois eles já estão acostumados com este tipo de mídia. Segundo estudo, há uma receptividade 13,3% melhor no público de 18 a 34 anos em comparação com pessoas com mais de 34 anos. Fonte 7:

42% dos consumidores preferem fazer as compras em lojas que tenham as telas de Digital Signage no ponto de venda. Fonte 8: http://vcaglobal.com/news-blogs/4-emerging-trends-digital-signage/

Quando estão fora de casa, as pessoas prestam 33% mais atenção nas propagandas das empresas. Fonte 9: http://www.outsmart.org.uk/resources/research

90% de todas a informações transmitidas para o cérebro são visuais. O cérebro processa informações visuais 60.000 mais rápido do que textuais. Fonte 10:

Todas estas vantagens resultam em aumento de vendas:

As vendas do estabelecimento podem ter aumento de 5% a até 33%. Fonte 11: http://www.eclipsedigitalmedia.co.uk/top-benefits-and-roi-of-digital-menu-boards-2014/Fonte 12: http://www.digitalsignagetoday.com/news/nielsen-study-dooh-increases-revenue-at-the-point-of-sale-2/Fonte 13:  http://www.lylebunn.com/Documents/Dynamic%20Media%20in%20Retail%20Jan%202015%20BUNN.pdf

300% de aumento de vendas para campanhas promocionais específicas de um produto. Fonte 14: http://blog.coffmanmedia.com/did-you-know-digital-signage-stats-and-facts-infographic

5X mais efetivo do que sinalização estática. 400% mais visualizações do que os banners impressos. Fonte 15: http://www.intel.com/content/www/us/en/retail/digital-signage-core-ava-field-trial-paper.html

Viu só quantas vantagens?!?

Além de modernizar o ambiente de sua loja, Digital Signage para o varejo aumenta a conversão de vendas pois chama a atenção do consumidor através dos conteúdos das telas potencializando as ações de merchandising no ponto de venda.

Sobre o autor

Eric Vazzoler

Engenheiro eletricista formado pela UFSC. Líder do departamento de desenvolvimento de Hardware e da produção eletrônica na Progic Tecnologia.

Deixe seu comentário

1 Comentário