Vender é uma arte que precisa sempre se renovar e seguir as tendências do mercado. E nos dias de hoje, é crescente o uso da tecnologia para chegar ao cliente de maneira mais eficiente e finalizar vendas de forma muito rápida e prática. Uma dessas tecnologias que podemos citar são os chamados ERP, que são os softwares de gestão empresarial, capazes de unir todos os setores de uma empresa em um único lugar. Neste artigo, iremos explicar como esse tipo de programa pode ajudar nas suas vendas e fazê-las aumentarem consideravelmente. Acompanhe!
Entendendo o que é um ERP online?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é exatamente um ERP. Como dissemos, os ERP’s são softwares de gestão empresarial. Isso significa que eles são os programas capazes de gerir todo o negócio, facilitando a inserção e consulta de dados, otimizando o tempo de trabalho e trazendo mais comodidade aos funcionários.
Um sistema ERP online ajuda na implantação de processos e promove a troca de informações tanto verticalmente (chefias e subordinados) quanto horizontalmente (entre departamentos). Isso significa que o sistema unifica empresas. Por fim, esse tipo de software garante a flexibilidade de poder usar o sistema a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet e uma tela de algumas polegadas.
Esses sistemas oferecem armazenamento em nuvem garantindo a segurança dos dados da sua empresa, já que tal deixa de ser refém do armazenamento em computadores que podem sofrer com panes ou vírus.
O auxílio nas vendas
Agora que você já sabe o que é um ERP, conheça suas funcionalidades e como elas auxiliam no aumento e controle das vendas:
– Integração entre os setores de marketing e vendas
A integração entre o setor de marketing e o setor de vendas já é uma realidade nas empresas mais modernas. Isso porque ela faz com que haja muito mais dinamismo e foco no que o cliente realmente precisa. Faz também com que a ambas as abordagens conversem e sejam alinhadas, evitando que a venda se perca no último segundo. Com um software de ERP, esse trabalho fica mais fácil, pois todos os dados são interligados em um único espaço, de acesso rápido a todos os funcionários.
– Rápida identificação de erros
Com relatórios automáticos disponíveis 24 horas por dia, é mais simples e rápido ter acesso a possíveis erros, sejam eles de abordagem ou mesmo perda excessiva de clientes ao longo do mês. A funcionalidade cadastro de clientes ajuda a corrigi-los e tomar providências para que eles não ocorram novamente. Como resultado final temos mais vendas, mais clientes fiéis e funcionários mais preparados, pois souberam descobrir onde haviam falhas e puderam repará-las.
Além disso, um ERP possibilita que você emita completos relatórios com um clique, desde controle de vendas e até completas informações para seu controle financeiro.
– Mais tempo para se dedicar aos clientes
Seja no caso de clientes em potencial ou mesmo quando o assunto é pós-venda, ter funcionários presos em meio a relatórios e papéis para organizar, a fim de mostrar os resultados aos superiores, faz com que eles fiquem mais estressados e menos propensos a dar atenção onde realmente importa. Por isso, um ERP pode ajudar e muito nesse sentido, auxiliando os vendedores, pois realiza o trabalho manual de forma automática, o que libera tempo para que eles fechem novas vendas.
– Fidelização
Todo mundo que trabalha com clientes, sabe o quanto é importante fidelizá-los. Agora imagine fazer esse trabalho em uma empresa onde a rotatividade de compras é enorme. A chance de perder os contatos ou de mandar uma propaganda para um cliente que está cadastrado é muito grande. Por isso, um ERP pode ser um grande auxiliador, pois integra – como dissemos – todos os setores, evitando que a mesma pessoa seja abordada duas vezes ou que ela não receba a atenção necessária depois da venda. Isso gera credibilidade, confiança, sensação de estar em boas mãos e, claro, mais sucesso de vendas.
Dito tudo isso, é hora de escolher um ERP que se adeque as necessidades do seu negócio. Como o exemplo que citamos do GestãoClick, esse sistema de gestão para pequenas empresas precisa ser o mais completo possível, para que possa trazer todos os benefícios que esse tipo de tecnologia têm.
Autora convidada:
Gabriela Vitória, da GestãoClick. O GestãoClick é um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar as vendas diariamente.