Para uma empresa de Mídia Digital Out of Home que trabalha com vendas de anúncios, diversos fatores são essenciais para alcançar o sucesso do negócio.
A localização dos pontos, a negociação com os donos dos estabelecimentos, a escolha do Hardware, a qualidade dos conteúdos exibidos, a precificação de seus anúncios, a presença de marketing e a força de vendas da empresa, o profissionalismo ao lidar com seus anunciantes, entre vários outros aspectos.
Até para uma empresa já constituída e experiente não é tarefa simples encarar todos estes desafios e manter o negócio rentável, imagina para os iniciantes deste setor.
Neste post, faremos o estudo de caso da OpenboxTV, mostrando como a escolha da tecnologia da Progic auxiliou seu fundador, André Luiz Bianchi, a focar no que interessa: Vender Anúncios e Expandir!
A OpenboxTV
Uma das principais empresas de Mídia Digital Out of Home de Santa Catarina, a OpenboxTV possui pontos de veiculação em diversas cidades do Oeste Catarinense.
Dentre os estabelecimentos que a empresa opera estão lotéricas, academias, restaurantes, postos de combustíveis, salões de beleza, bares, panificadoras, hospitais e o aeroporto de Chapecó. Além disso, a OpenboxTV também atua com Comunicação Interna nas empresas através da TV Corporativa.
No mercado desde 2012, há cerca de 3 anos adotou a marca OpenboxTV e passou a utilizar a solução da Progic para gerenciar seus pontos.
Problemas Enfrentados no Começo da Operação
No início, a empresa utilizava outra solução de gerenciamento de Digital Signage e exibia o conteúdo das telas através de computadores:
“…trabalhávamos com um sistema via Notebook, mas tínhamos muitos problemas. Ao visitar os pontos, vários monitores estavam desligados por problemas decorrentes do sistema. Quando ocorriam quedas de energia, em alguns pontos o processo de reinício era manual. Isso estava nos prejudicando.”, diz André Bianchi.
Ao perceber que estava perdendo credibilidade com seus anunciantes, tanto por causa destes problemas técnicos, quanto por causa da falta de relatórios que comprovassem a exibição dos anúncios, André começou a buscar outras soluções para melhorar a qualidade de seus serviços.
“O mercado muda muito rápido, você tem que estar atento às demandas de seus clientes, aos seus concorrentes e às soluções disponíveis no setor.”, comenta André Luiz Bianchi.
Parceria com a Progic
Durante a busca por novos fornecedores, André encontrou o site da Progic e conta como foi o seu processo de decisão:
“Após analisar as empresas do setor, resolvemos comprar um player da Progic para testar. Realizamos todos os testes possíveis, focando principalmente nas falhas que enfrentávamos anteriormente. Vários fatores nos fizeram decidir pela Progic, como fabricação própria do hardware e a integração com o software de gerenciamento, que possui informações importantes sobre o player, como temperatura e integridade do cartão de memória, além do acesso web do sistema. Estes fatores são importantes no dia a dia, na operação da rede.”
André ainda comenta sobre a relação com a equipe comercial e suporte da Progic:
“Eles foram transparentes nas negociações desde o começo. O departamento comercial foi muito sério comigo, sempre de uma forma muito profissional, assim como o suporte técnico. Foi bem ágil e interessante. Começou bem e está caminhando bem.”
Resultados
Passados quase 3 anos de parceria com a Progic, André destaca que a estabilidade do serviço e os relatórios de exibição precisos e acessíveis auxiliaram a empresa a recuperar a credibilidade no mercado:
“Os pontos estão sempre ligados e funcionando perfeitamente. Temos garantia da veiculação dos anúncios, os relatórios estão sempre disponíveis para consulta, tanto para nós, quanto para os anunciantes e agências. Otimizamos a parte técnica, a produção, o gerenciamento e com uma estrutura enxuta é possível tocar toda a rede. A consequência foi a melhora no faturamento e a busca de novos parceiros para ampliação do negócio.”
Sobre os conteúdos exibidos em sua rede, a OpenboxTV conta com profissionais para atender às novas demandas de produção, mas também utiliza algumas mídias prontas da Progic:
“Desenvolvemos programações customizadas, mas também usamos as mídias prontas do sistema como notícias UOL, previsão do tempo e resultados dos sorteios nas Lotéricas. As atualizações automáticas agilizam muito a programação. Também utilizamos molduras, templates e a parte de feeds.”
André comenta ainda sobre a situação atual da empresa e suas expectativas com o próximo ano: “Vamos encerrar um ano difícil na economia do país com resultado positivo. Mesmo com a estagnação do mercado, estamos crescendo acima das metas. A expectativa é de melhora na economia para o próximo ano, com ampliação dos negócios e da parceria com a Progic.”
“Estive na feira Brasil Signage Expo no ano passado e analisei outras plataformas. Fiquei satisfeito em constatar que tomamos a decisão certa na escolha da Progic porque ainda não vi nada melhor. Optamos por uma ferramenta mais confiável que tivesse uma estabilidade melhor e uma assistência técnica boa. Esta parceria tem funcionado muito bem e a tendência é só melhorar.”