Nos últimos fomos bombardeados com diversas inovações tecnológicas que movimentaram diversos setores. Algumas profissões estão ameaçadas, mas em geral, a tecnologia trouxe muitos benefícios à vida das pessoas.
E é inegável as mudanças provocadas nas empresas. Ferramentas que auxiliam os processos logísticos, sistemas que auxiliam a gestão e a contabilidade, e até mesmo drones que fazem entregas e monitoram a segurança.
Muitos processos repetitivos que antes precisavam ser realizados manualmente hoje são automatizados, proporcionando mais agilidade e aumentando a produtividade dos colaboradores.
Não resta dúvidas sobre os avanços da tecnologia, e ela não deve ser vista como uma ameaça, e sim como uma oportunidade de gerar mais competitividade e eficiência.
Com tantas novidades, as empresas podem ficar perdidas sem saber em qual tecnologia investir e por isso é importante conhecer as principais e mais relevantes inovações do mercado, que têm capacidade de mudar realmente o funcionamento do negócio.
Algumas tecnologias podem ajudar a equipe e o gestor em diferentes questões, promovendo a integração entre setores e a melhorando as áreas administrativa, operacional e comercial.
Vamos conhecer algumas delas?
1. Armazenamento na nuvem
A computação em nuvem, ou Cloud Computing é uma tecnologia que já assumiu seu lugar e importância no mercado e veio para ficar.
Ela permite que arquivos, dados, informações e até mesmo sistemas inteiros sejam armazenados em servidores online. Com isso as empresas reduzem significativamente seus gastos com instalação e manutenção de equipamentos e também reduz o custo inicial de muitos sistemas importantes.
Além disso, oferecem tecnologia de ponta em segurança o que garanta que todas as informações serão mantidas em sigilo.
Outro grande benefício trazido por essa tecnologia é a mobilidade e facilidade de acesso. Os sistemas e dados armazenados em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar que tenha acesso à internet, mediante a utilização de login e senha.
Provavelmente você já utiliza essa tecnologia ao acessar seu e-mail ou utilizar recursos do Google Drive, por exemplo, e talvez nem saiba que essas ferramentas só são possíveis por causa da tecnologia de computação em nuvem.
2. Ferramenta de otimização e gestão de projetos
Empresas que possuem colaboradores podem ter dificuldade de administrar os projetos ativos. Reuniões em geral são úteis para alinhar ideias, mas com a quantidade de informações envolvidas, nem sempre é possível registrar mentalmente tudo que é necessário.
E a tecnologia criou ferramentas para resolver esse problema, como as de gestão de projetos que permitem o cadastro de equipes que compartilham projetos e informações.
Com esse recurso é possível otimizar os processos, acompanhar o seu andamento, distribuir informações e monitorar prazos de entrega. Cada pessoa tem acesso aos dados necessários e pode se comunicar mais facilmente com outros colaboradores compartilhando arquivos e tirando dúvidas.
3. Sistema ERP para a gestão empresarial
A gestão empresarial pode ser bastante complicada, principalmente em pequenas empresas que não podem contar com muitos colaboradores. São muitas atividades e informações que precisam ser registradas e acompanhadas diariamente, e algumas delas podem acabar ficando de lado, causando prejuízos à empresa.
Mas a tecnologia também já oferece solução para esse problema com o sistema de gestão empresarial ERP que proporciona facilidade de acesso, controle sobre dados dos setores da empresa e outras funcionalidades, como emissão de boletos bancários, de carnês e de relatórios completos.
O sistema é constituído em diversos módulos que representam cada setor da empresa, como financeiro, controle de estoque, vendas, emissão de notas fiscais, e muitos outros, e proporciona a integração das áreas e das informações. Assim, um dado registrado por um setor é distribuído aos demais automaticamente, eliminando o retrabalho e a possibilidade de erros de informação.
Além disso, com o módulo de emissão de relatórios, ele permite que o gestor adote um posicionamento estratégico analisando em tempo real os resultados da empresa.
4. Ferramenta para otimizar a comunicação interna
A comunicação interna eficiente é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. A integração entre setores ajuda a:
- alinhar objetivos
- criar uma boa cultura organizacional
- aumentar a produtividade
- estimular a colaboração
- otimizar processos
Por isso é muito importante que a empresa adote ferramentas que proporcionem agilidade e melhorem a comunicação interna.
E hoje diversas ferramentas oferecem esses benefícios como chamadas de voz, chamadas de vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de telas e integração com recursos de armazenamento de arquivos em nuvem.
Dessa forma a comunicação interna flui melhor e os processos internos podem ser mais eficientes.
Agora você conhece as principais tecnologias que podem ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade e a eficiência. É hora de escolher quais serão mais úteis e implementar no seu negócio.